→ Pensando sobre Carreira

Perspectivas de trabalho em Tempos de mudança

Pela primeira vez, jovens de todo mundo contribuiram, por meio de mídias sociais, na elaboração do Relatório Mundial da Juventude, nesta edição intitulado “Emprego de Jovens: Perspectivas da Juventude na Busca de Trabalho Decente em Tempos de Mudança”.

Os jovens estão preocupados com a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Na sequência da crise econômica, a taxa de desemprego global de juventude atingiu seu recorde histórico em 2009, quando cerca de 75,8  milhões de jovens ficaram desempregados. Nas desacelerações econômicas, nós, os jovens são muitas vezes os últimos contratados e os primeiros demitidos.

O relatório revelou também que os jovens estão preocupados com a qualidade e a relevância de sua educação, tal como Amadou, um rapaz senegalês de 24 anos, exemplificou: “Hoje, deveria ser mais fácil encontrar um emprego  porque nossa geração é mais educada, mas há uma inadequação entre a formação oferecida e as necessidades do mercado de trabalho.”

A educação hoje é realmente uma necessidade, e não mais um diferencial, mas percebe-se essa discrepância entre realidade acadêmica e realidade do mercado de trabalho, sendo então, aconselhável, para os jovens: aliar formação teórica e prática.

Por fim, o relatório mostra que as oportunidades oferecidas pelos empregos verdes, novas tecnologias e empreendedorismo contribuem para proporcionar esperança nos jovens, que também salienta a necessidade de ser pró-ativo e manter uma visão positiva para encontrar oportunidades, como diz o espanhol Leo, de 28 anos: “Precisamos inovar, arriscar, criar.”

Clique aqui para  acessar o documento em inglês.

Tayse Espinoza – colaboradora voluntária no Blog Empreende Floripa
Tayse é uma jovem empreendedora, de 24 anos, que desenvolve trabalhos sobre empreendedorismo, carreira e startups. Atualmente é mestranda em Administração na ESAG/UDESC e já trabalha com geração e gestão de negócios há 10 anos, atuando em empresas de diversos portes e segmentos de atuação. Complementando as atividades profissionais, ela escreve um blog sobre Geração Y, e colaborou na equipe 2011 da Semana Global de Empreendedorismo em Florianópolis. Tayse é formada em Administração de Empresas pela ESAG/UDESC e foi vencedora do I Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários do SEBRAE/SC. Conhecedora da realidade das startups, esteve no Vale do Silício em 2009 e visitou empresas como: Google, Apple e Wikimedia.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s