→ Gestão

Confiança e ética caminham juntas

fonte: HSM.

A confiança pode ser considerada o principal ativo intangível de uma empresa e está diretamente ligada aos relacionamentos internos e externos. Estudos no mundo inteiro mostram a importância da confiança nas empresas. Entre as consequências positivas, temos a retenção de talentos, liderança, trabalho em equipe, vendas, margens e licença para operar. Mas, e no Brasil? Quanto isso está sendo discutido e trabalhado pela gestão brasileira?Ao que tudo indica, aqui essa confiança vem sendo construída a partir de quatro aspectos centrais:
1) integridade e coerência (fazendo o que se fala e mostrando lógica nas ações);
2) intenção positiva (gerando, a partir da realidade, uma percepção clara de que se deseja o melhor para o outro, com efetiva disposição para contribuir);
3) capacidade (tendo competência e recursos para ajudar);
4) transparência (comunicando de forma clara a realidade, sem distorções); e,
5) ação (agindo positivamente, com a entrega de resultados concretos).A ética, a chamada reta-razão, que está relacionada com a busca do bem e do bom para todos, é a base para cada um destes aspectos. Ou seja, a ética é a base para a confiança.Tudo isso é muito bonito, mas será que efetivamente acontece dentro das empresas? A ética se aplica a tudo. Na contratação, na venda, no retorno, no cuidado com o meio ambiente e tudo mais. Só que ser realmente ético e digno de confiança não é uma coisa tão simples, pois exige uma intenção realmente positiva – que não defenda apenas interessses próprios – e um agir baseado nos valores humanos.Os bons exemplos existem e devem ser valorizados. Um considerado marcante foi a atuação deFábio Barbosa à frente do extinto Banco Real. As decisões sobre não conceder empréstimos para quem não respeitava o meio ambiente (desmatando para “produzir”) e sobre a valorização do público interno, entre outras, dentro de uma instituição financeira, fizeram história e influenciaram todo o setor. Nenhuma atuação é 100% perfeita, mas Barbosa inspirou muita gente e gerou mudanças bem concretas e positivas, um case de ética e confiança na prática.

Outro bom exemplo, e atual, é da empresa Fibria, que atua no delicado setor de produtos florestais. A atuação da empresa em relação à sustentabilidade, a forma com que conduz negociações complexas (como com o MST), o modelo compartilhado de produção, a presença de espírito e comprometimento de suas principais lideranças, a forma transparente e clara como expõe os seus compromissos e metas mostram valores humanos na prática e inspiram confiança.
A ética deve ser uma busca contínua e, antes de tudo, pessoal. A atuação na empresa é uma consequência. Uma empresa é realmente feita de pessoas e são elas quem decidem (não as empresas, vistas como entidades “impessoais”). Uma empresa é ética e merecedora de confiança na medida que as pessoas que nela trabalham e decidem também o são. E isso deve ser estimulado de diversas formas.

A atuação ética gera confiança nos outros, mas também gera real autoconfiança, que é a chave principal para uma satisfação perene e um sentimento de realização (como já abordava a pirâmide de Maslow). E não há algo melhor para se buscar, onde todos ganham: empresas, mercados, colaboradores, fornecedores, consumidores, meio ambiente, comunidades, sociedade e nós mesmos. Há como não querer isso?

Viviany Pfleger – Fundadora e editora do Blog Empreende Floripa
Viviany é Empreendedora, administradora (CRA/SC) especialista em sistemas de planejamento e gestão empresarial pela UFSC, e analista de negócios/requisitos de produto de TI. Com atuação profissional desde 2002 no mercado de Florianópolis, tem experiência em processos organizacionais, gestão da qualidade, criação de produtos e planejamento estratégico de projetos e negócios. Idealizadora e fundadora do projeto Empreende Floripa desde 2010, gosta de empreender, gosta do impacto que isto pode causar, da sensação de um sonho realizado e de ver as coisas conectadas.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s