→ Competências de Empreendedor e Bota pra Fazer!

Sonhos e visões que fazem um empreendedor

O empreendedor se destaca no mercado por possuir um comportamento diferenciado dos demais, com visão de futuro e facilidade de assumir riscos, porém a atividade empreendedora realmente se inicia quando o empreendedor tem um sonho. Neste caso, os sonhos são aqueles em que se sonha acordado, onde se imagina algo específico no futuro, algo que o faz ter motivação para desenvolver e torná-lo realidade.

Certos sonhos já nascem com uma proposta de atividade: abrir uma empresa na área de informática; ser médico. Mas muitas vezes o sonho é abstrato, não define uma atividade: ser reconhecido pelo outros; ser independente, dono do seu próprio nariz; contribuir para melhoria de vida da população do seu país.

Para se tornar concreto, o sonho deve se transformar em uma visão, um projeto de ação, uma ideia de empreendimento. A visão é originada por causas circunstanciais, influenciadas por múltiplos fatores. É formada por tudo que envolve a vida do indivíduo, pelas transformações etárias, aquisição de conhecimento, maturidade, relações, crenças, valores, variações na forma de representação do mundo. É da sua história de vida que o indivíduo extrai o seu caminho, a atividade capaz de conduzí-lo à realização do sonho. Um mesmo sonho pode ensejar várias visões que se alternam de acordo com as mudanças por que passa cada indivíduo.

Uma pessoa cujo sonho é ajudar crianças subnutridas, por exemplo, poderá construir diversas visões: abrir uma ONG, ser médico pediatra, ser economista e trabalhar em um órgão governamental que lida com saúde, ser administrador e criar sistemas de distribuição de alimentos que barateiam o custo da intermediação, ser engenheiro agrônomo e desenvolver alimentos mais baratos. A escolha dependerá de suas tendências pessoais, experiências, habilidades e competências.

O desenvolvimento do sonho e, por conseguinte, da visão no processo de empreender deve estar relacionada com o projeto de vida do empreendedor, aquilo que demonstra seus principais objetivos pessoais. A existência de consonância entre a visão de negócio com o projeto de vida do empreendedor o faz dedicar-se com maior ênfase à atividade empresarial, proporcionando maior possibilidade de sucesso neste negócio por manter-se mais motivado e dedicado a buscar algo a mais.

Enquanto o sonho é espaço da emoção, a visão, sendo uma concepção do que fazer, utiliza a razão como instrumento para a realização do sonho. A transformação desta visão em um negócio deve seguir modelos e técnicas específicas para este processo, podendo-se usar a metodologia Gestão de Novos Negócios como base.

Para sonhar grande ou pequeno, você terá o mesmo esforço. Então busque algo ambicioso, mas tenha o cuidado de manter os pés no chão, de saber a sua realidade e agir conforme suas possibilidades.

Philippe dos Anjos – colaborador voluntário no Blog Empreende Floripa
Philippe dos Anjos é sócio-diretor executivo da Novos Negócios SS Ltda, formado em Gestão de Negócios, especialista em Gestão Empresarial, e atua com o desenvolvimento de novos negócios (consultoria ou iniciativa própria), e com formação empreendedora.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s