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Quanto você sabe sobre a sua concorrência?

É crucial para o sucesso do seu negócio que você entenda tanto sobre seus concorrentes quanto possível. Saber quem são, o que fazem e o que as pessoas gostam ou não gostam vai ajudar você a entender as suas próprias forças. Isto também irá ajudá-lo a saber como se posicionar de modo que você se destaque ou se torne mais atraentes para o seu mercado-alvo.

Para entender completamente os seus principais concorrentes, você precisará de um olhar muito bom para os produtos ou serviços que oferece, a sua parcela e posição no mercado (por exemplo, eles são um operador de baixo preço, ou com qualidade e preço mais elevado) e suas estratégias.

Quem são seus concorrentes e o que eles fazem?

Uma boa análise da concorrência sólida envolve:

  • Identificar concorrentes atuais e futuros, e a intensidade da concorrência
  • Identificar “forças” que influenciam a intensidade da concorrência
  • Determinar seus objetivos e estratégias
  • Identificar seus pontos fortes e fracos, e
  • Estabelecer como eles são suscetíveis de responder às ações que a organização pode tomar

Primeiramente, estabeleça exatamente quem são seus principais concorrentes. Em seguida, reuna todas as informações que puder através do site de informação deles, comunicados de imprensa e relatórios de imprensa. Isto irá dizer, pelo menos, alguma coisa, sobre as finanças, objetivos, produtos e mercados-alvo. Idealmente, você também será capaz de ler a sua declaração de missão e valores.

Quando você tem bastante informação como você pode rastrear, olhe para as lacunas. Como você pode abordar essas lacunas? E como você vai monitorar mudanças nos clientes e concorrentes?

Isto pode soar como dias e dias de trabalho, mas geralmente as lacunas serão bastante óbvias, ou você será imediatamente capaz de ver o que você tem a oferecer e que eles não fazem.  Se necessário, ativamente se pergunte: – o que temos que eles não têm?

Por que isto é tão importante? Bem, a fim de fazer crescer o seu negócio de forma eficaz em um mercado competitivo, você deve ter um foco claro em sua vantagem competitiva. Esta vantagem só vem com a compreensão e comunicação clara para o mercado sobre o que você tem que os outros não fazem.

Fonte: Business Matters

Viviany Pfleger – Fundadora e editora do Blog Empreende Floripa
Viviany é empreendedora, administradora (CRA/SC), analista de negócio de TI, pós-graduada (especialização) em sistemas de planejamento e gestão empresarial pela UFSC.
Recentemente selecionada como fundadora do Google Business Group Florianópolis, atua profissionalmente desde 2002 no mercado de Florianópolis, tem experiência em processos organizacionais, gestão da qualidade, criação de produtos e planejamento estratégico de projetos e negócios, gosta de empreender, gosta do impacto que isto pode causar, da sensação de um sonho realizado e de ver as coisas conectadas.

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