→ Eventos

Catarina Criativa: Lançamento de programa sobre economia criativa em SC

Empreende Floripa
Programa vai incentivar o empreendedorismo e a inovação nas empresas catarinenses da Economia Criativa

Dia 14 de agosto, no Sapiens Parque, será lançado o programa Catarina Criativa que irá fortalecer o empreendedorismo cultural em Santa Catarina. O programa ajudará as empresas da Economia Criativa de SC a criar novos produtos através de cursos, consultorias personalizadas e repasse de novas tecnologias. As empresas da Economia Criativa produzem bens e serviços tendo como matéria-prima principal, a criatividade. A primeira edição do programa beneficiará empresas produtoras de audiovisual para TV e cinema, e as empresas de games e aplicativos para smartphone e tablet. Futuras edições do programa também irão beneficiar outros segmentos da Economia Criativa como empresas de espetáculos, shows, artesanato, design, editoras de livros e outros.

O programa é uma promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC e a CODESC (Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina), com a realização do Instituto Sapientia e Fundação CERTI, e o apoio do Sapiens Parque, Santacine (Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina), Cinemateca Catarinense e ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia).

Recentemente o Ministério da Cultura criou a Secretaria Nacional de Economia Criativa. Dentre os objetivos da secretária está o de elevar a representação dos setores da economia criativa no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2,5% para 3,5% até 2015. “Nos Estados Unidos esse setor representa 11% do PIB”, afirma Cláudia Leitão, Secretária Nacional de Economia Criativa. Esta consolidação da Economia Criativa no Brasil está associada ao aumento do consumo de cultura e entretenimento resultante do crescimento da classe média, associado às iniciativas recentes do governo federal, como o vale-cultura e a exigência de conteúdo nacional na TV por assinatura. Neste cenário de fortalecimento da Economia Criativa, Santa Catarina reúne excelentes condições para se destacar como pólo de atração de investimentos e surgimento de empreendimentos locais de sucesso. Temos capacidade de formação e atração de talentos criativos. Temos uma forte cultura de inovação e iniciativas como o Sapiens Parque que são essenciais para inovar e competir com outros pólos criativos já consolidados em outras regiões do país.

O fortalecimento e consolidação do pólo de Economia Criativa catarinense depende da existência de casos de sucesso locais. Por isso, o programa Catarina Criativa apoiará produções audiovisuais de refererência como o filme Pequeno Segredo que atualmente está em fase de estruturação. O longa-metragem “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, vai movimentar o cenário do audiovisual catarinense e mostrar as belezas naturais de Florianópolis e região para o mundo. Previsto para ser filmado no início de 2014, o filme contará com boa parte da equipe local e trará para Santa Catarina atores e técnicos do mercado nacional e internacional, promovendo assim um intercâmbio positivo e inédito no estado. O longa terá 50% das cenas filmadas em Florianópolis (SC), e o restante em Belém do Pará e na Nova Zelândia. “Pequeno Segredo” – uma produção das catarinenses Schurmann Film Company e Ocean Films, ambas com atuação também no Rio de Janeiro e São Paulo – revela a história de Kat Schurmann, filha adotada pela conhecida família de navegadores. O filme aborda trajetórias de três famílias que se interligam pela amizade, amor e luta contra o preconceito. O filme é desenvolvido com o compromisso de buscar uma forte conexão com o público, trazendo às telas reflexões sobre o amor, um sentimento resistente ao tempo, à vida e à morte. O roteiro é assinado por Marcos Bernstein, autor de sucessos como “Central do Brasil”, “Chico Xavier”, “Zuzu Angel” e dos recém-lançados “Meu Pé de Laranja Lima” e “Faraoeste Caboclo”. A mexicana Rio Negro e a francesa Le Films du Cygnes assinam a coprodução do longa-metragem.

O programa Catarina Criativa também promoverá a estruturação de uma agência local de atração de grandes produções para realizarem suas filmagens no estado (Film Commission). A Film Commision é um programa que tem por objetivo interagir com o setor da produção audiovisual do Brasil e do exterior, visando atrair para o estado de Santa Catarina a realização de filmes, novelas, séries, documentários, comerciais de TV e outros tipos de produção audiovisual. Por exemplo, a atração da produção do filme Pequeno Segredo para SC, além de gerar uma importante arrecadação de impostos, diversos setores da economia de Florianópolis irão se beneficiar com a vinda de uma produção deste porte. A produção de um longa-metragem envolve, por exemplo, rede hoteleira, restaurantes, locação de veículos, além de gerar trabalho e renda para costureiras, marceneiros, motoristas, cozinheiros e muitos outros. Grandes produções como o filme “Pequeno Segredo” tem potencial para atingir o mercado internacional, o que garantirá uma exposição sem igual da imagem do estado. Para o segmento do audiovisual os ganhos serão ainda mais relevantes. Produtores, técnicos e atores locais terão oportunidade de interagir com profissionais que atuam no mercado nacional e internacional. Uma ótima oportunidade de aprendizado e de troca profissional.

O que: Lançamento do Programa Catarina Criativa
Quando: 14 de agosto às 15h
Onde: Auditório Floripa Interativa no Sapiens Parque, Florianópolis/SC

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s