→ Empreendedorismo Jovem/→ Ideias

Rede internacional de laboratórios de fabricação digital chega à Florianópolis

A rede Fab Lab foi fundada no MIT há cerca de 10 anos pelo professor Neil Gershenfeld, também diretor do Centre Of Bits And Atoms. Estes laboratórios são equipados com máquinas de fabricação digital (impressoras 3D, cortadoras laser, eletrônicos, etc) que permitem às pessoas criarem (quase) de tudo, e há também alguns Fab Labs que incorporam processos tradicionais no seu dia a dia como, por exemplo, máquinas de costura e de bordado.

Hoje já são mais de 200 laboratórios espalhados pelo mundo, e todos eles compartilham os mesmos princípios e processos, o que facilita a troca de informações e o aprendizado.

Mapa de Fab Labs

Mapa de Fab Labs

Tendo em vista o potencial da indústria criativa de Santa Catarina e Florianópolis como capital da inovação, o Fab Lab Floripa pretende ser o primeiro laboratório profissional de fabricação digital do Estado.

Isso quer dizer que, diferente dos outros modelos de Fab Lab (o acadêmico e o social), o FLF depende de investimentos privados e possui um perfil um pouco mais independente, buscando equilíbrio financeiro pela oferta de serviços.

Atualmente, o Fab Lab Floripa é uma start-up e está estudando o cenário criativo de SC para então oferecer serviços pontuais que atendam as necessidades tanto das empresas como de profissionais independentes, estudantes ou curiosos. A ideia é receber pessoas de todas as áreas e construir um ambiente multidisciplinar que incentive a criação colaborativa e a troca de conhecimento.

Workshop do Fab Lab Floripa

Workshop do Fab Lab Floripa

Pararelo a estas investigações, o Fab Lab Floripa pretende oferecer ainda neste primeiro semestre cursos de capacitação envolvendo criatividade, fabricação digital e manualidade para, aos poucos, abrir suas portas à filiação de membros, que pagarão uma mensalidade para utilizar o espaço, as máquinas e orientação de monitores quando necessário. O laboratório também busca por investidores interessados em contribuir para a compra de máquinas e a construção deste novo cenário industrial em SC.

Para as empresas o Fab Lab Floripa poderá ser visto como um laboratório de criatividade, um espaço para conceber e testar novos produtos, otimizar processos, expandir mercados, conhecer novos talentos, fazer parcerias e entrar em contato direto com a comunidade criativa local.

Já para a comunidade, o FLF oferecerá espaço físico adequado para a materialização de ideias, acesso a máquinas e ferramentas, suporte para negócios e uma oportunidade para expandir o conhecimento, desenvolver a autonomia e produzir aquilo que sempre se sonhou.

Difícil de imaginar um espaço como este e o que pode ser produzido nele? Então fique de olho no blog e na fanpage do Fab Lab Floripa. Vale também conferir o site da Associação Fab Lab Brasil para descobrir como funciona a rede e outros laboratórios no Brasil.

Contato: fablabfloripa@gmail.com

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s