→ Empreendedorismo Jovem/→ Um pouco de história

Floripa Inspira: Cine Burger e o empreendedorismo jovem

banner_floripa_inspira

Criado em 2012, o Cine Burger nasceu de uma ideia da Jéssica Serafim e seu noivo João Camargo, durante o curso de Administração de Empresas na UFSC. O casal, que se conheceu na universidade, idealizou a empresa durante uma viagem, enquanto jantavam em uma lanchonete. Ao optarem por um hambúrguer e gostarem tanto do local, começaram a pensar sobre abrir um negócio semelhante em Florianópolis.

Ao iniciar as visitas aos locais semelhantes em Florianópolis, buscavam analisar todo o processo, desde a chegada ao local até o pagamento da conta, procurando conhecer como esse mundo funcionava. Algumas viagens foram planejadas para estudar, aprender e viabilizar a empresa. Foram duas vezes à Curitiba/PR e conheceram cinco hamburguerias por lá. Jéssica comenta que a visita a estes lugares abriu muito as suas mentes e conseguiram juntar os aspectos que mais chamaram atenção nestes locais, criando-se assim o primeiro plano de negócios do restaurante físico do Cine Burger. A missão era desenvolver uma hamburgueria gourmet com o tema “cinema”, agregando sabores a um cardápio diferenciado, e desejando que o filme que intitula cada lanche tivesse realmente uma ligação intrínseca com os ingredientes do mesmo.

O primeiro plano de negócios da empresa foi elaborado durante a disciplina de cultura empreendedora e criatividade, ministrada na quarta fase do curso de Administração. O trabalho em questão obteve a nota máxima, mas ainda estava um pouco longe da realidade por se tratar de um investimento muito alto. Diante deste plano e da vontade dos sócios de colocar o projeto em prática, a família de João, proprietária da rede Videoteca, resolveu apostar no negócio e investir no mesmo. Para iniciar, o Cine Burger foi formatado como tele entrega (delivery), sendo inscrito no 4º Concurso de Plano de Negócios para universitários promovido pelo SEBRAE SC, cuja participação foi vencedora na categoria ‘serviços’. Ao concretizarem o plano de negócios, a opção de loja física, enfim, predominou e em novembro de 2012, a primeira unidade foi aberta no bairro Santa Mônica, em Florianópolis/SC, e há alguns meses a segunda unidade foi aberta em São José/SC, que contam ao todo com a colaboração de 18 funcionários.

Quando questionada sobre o tempo da concepção do negócio ao primeiro dia de trabalho, a resposta foi 8 meses. Primeiramente foi montado o plano de negócios do Cine Burger no primeiro semestre de 2011, porém somente começaram a montar a empresa de fato, no segundo semestre do mesmo ano. Entre retirar a empresa do papel e abrir as portas de fato, passaram-se oito meses, e inauguraram o Cine Burger apenas em fevereiro de 2012: “Foram meses intermináveis, porém indispensáveis para que a gente pudesse fazer tudo bem feito”. Para captação de recursos os sócios contaram com a rede familiar Videoteca, que ajudou com o seu nome no mercado, para conseguirem financiamento em banco.

O perfil da Empreendedora entrevistada:
Desde muito pequena Jéssica Serafim, 24, gosta de criar coisas novas. Fazia pulseiras para vender para as amigas, criava brincadeiras diferentes, gostava mesmo de inventar. Contudo, seu primeiro contato efetivo com o empreendedorismo se deu no ano de 2007, quando participou do programa “miniempresa” da Junior Achievement. Durante este período foi diretora de produção da miniempresa montada em seu colégio pelo projeto, cuja equipe fazia porta retratos de polietileno e ela, como diretora de produção, ficou responsável por compras, estoque e a montagem em si. A experiência com essa miniempresa foi tão proveitosa que a fez repensar algumas coisas e escolher a administração de empresas como vocação. No final do projeto, foi eleita “Empreendedora Destaque” da sua miniempresa, um prêmio que carrega com muito carinho e orgulho: “Se hoje posso me intitular empresária é porque a sementinha do empreendedorismo foi despertada pela Junior Achievement há anos atrás”, afirma Jéssica.

Perguntada sobre suas principais influências, Jéssica menciona que tem alguns familiares empresários, contudo seu pai é o seu melhor e maior exemplo de empreendedor. Ele concluiu apenas a quarta série do ensino fundamental, mas aprendeu muito com a vida. Aos 24 anos, ele deixou sua terra natal, Morro Grande/SC, e foi em busca do seu sonho na cidade de São Paulo. Trabalhou duro por muitos e muitos anos, até que conseguiu abrir o seu primeiro negócio por lá. Hoje ele está com 72 anos e possui quatro restaurantes ainda em São Paulo, construindo tudo do zero, com muita visão de mercado e força de vontade.
Outras inspirações vêm também dos empresários do Vale do Silício. Por ter vencido o concurso de Plano de Negócios do SEBRAE, em 2011, Jéssica Serafim teve a oportunidade de conhecer in loco grandes empresas de lá, como Google, Yahoo, Waze, Cisco, Wikipédia: “Lembrar de tudo o que eu vivenciei no dia a dia dessas empresas me inspira muito no meu jeito de administrar”.

O maior desafio como empreendedora refere-se à idade, pois ela sente que ainda existe muito preconceito com empreendedores jovens: “Ainda há a cultura de que os jovens são despreparados, inseguros, inexperientes. Com certeza isto é um pouco verdade, contudo somos arrojados, sabemos onde buscar informações para aquilo no qual desconhecemos e corremos atrás”.

No negócio, perguntada sobre algo especial na sua maneira de gerir, ela diz que horizontalidade é tudo, e que está tanto na operação, quanto na gestão. Coloca literalmente “a barriga no balcão” e participa do dia a dia dos seus funcionários, vendo de perto as reais necessidades, sendo parceira de verdade, sendo esta uma prática que vem dando certo, visto que possuem uma rotatividade bem pequena, com funcionários bastante antigos e pessoas mais felizes ao seu lado. Jéssica vê que o pequeno empreendedor deve priorizar o foco e a dedicação. O primeiro ano do negócio é um dos mais difíceis, pois na maioria das vezes o empreendedor não possui muitos recursos financeiros e ainda não entende e domina o negócio em questão, por isto foco e muita dedicação são fundamentais nessa fase.

E sobre o futuro?
Como mencionado no início da matéria, a primeira loja, em Florianópolis/SC está estabilizada e abriram há alguns meses uma segunda unidade, em São Jose/SC. Além disto, a empresa tem desenvolvido o sistema de franquias do Cine Burger, cujo processo está em lançamento. Seus planos são expandir a empresa nos próximos anos por meio do franchising, com interesse no Estado de Santa Catarina, principalmente nas cidades: Criciúma, Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú. Após adquirir experiência com lojas franqueadas próximas, o desejo da empresa é de atravessar as fronteiras do Sul do Brasil, mas buscam fazer tudo isso com bastante calma, sem pressa e bem feito.

Por fim, Jéssica Serafim deixa seu conselho para que todos que desejam entrar no mundo dos negócios tenham coragem! “Se você tem uma boa ideia, pesquise, se aprofunde, conheça de perto o contexto no qual você quer se inserir, e tenha muita coragem para correr atrás, para não desistir, para ir em busca dos sonhos com o pé no chão”.

_____________

Para apoiar a cultura empreendedora, e apresentar histórias dos empreendedores de Florianópolis como esta, contamos com estes parceiros:
Patrocinador: Primeiro Mundo Registro de Marcas.
Apoiador: Encomenda Gourmet, BPW Florianópolis, Meu Destaque.com.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s