→ Notícias

Pioneiros no ecossistema de TI catarinense investem em inovação para se manter em destaque

Veja cases de sucesso de empresas tradicionais do setor de tecnologia que ainda se mantêm à frente do seu tempo

Nos últimos anos, o número de empresas catarinenses de tecnologia cresceu 13,9%, de acordo com dados do Observatório ACATE — Panorama 2018, estudo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway. O setor, que concentra 12,3 mil empresas, representa 5,6% da economia catarinense, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões. À título de comparação, quando a ACATE foi fundada em 1986, eram 129 companhias na área em SC, representando um crescimento de quase 10.000% em pouco mais de 30 anos. Em todo o estado, o maior polo tecnológico é a Grande Florianópolis, com quase 4 mil empresas. Muitas delas são nascentes, mais conhecidas como startups. Embora leve tempo, algumas conseguem alcançar um rápido sucesso, como foi o caso da startup Decora, atualmente chamada CreativeDrive, vendida para o grupo norte-americano de mesmo nome, em março de 2018, por US$ 100 milhões.

Com o passar do tempo e, com ele, a consolidação no mercado, grandes empresas de TI que também já foram startups um dia se consagram como negócios de sucesso, buscando constantemente meios para se manterem renovadas e em evidência. É o caso de três pioneiras que atuam no segmento de tecnologia há 20, 30 e 40 anos. Criadas em um período em que não se imaginava que o ecossistema local ganharia dimensões nacionais e internacionais, essas empresas conseguiram sair na frente e até hoje estão colhendo resultados positivos, investindo em estratégias inovadoras.

Paradigma Business Solutions: há 20 anos atuando nos segmentos de SRM, compras públicas e Energia — Fundada em 1998 em Florianópolis, a Paradigma Business Solutions S.A. atua no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica, com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil. É pioneira em tecnologia para os segmentos de Energy Trading & Risk Management (ETRM), portais de compras públicas, especialista em tecnologia e líder do mercado de plataformas de SRM, com protagonismo em projetos de destaque internacional como o Tesouro Direto e a BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias (ambos da B3). Seu centro de tecnologia está baseado em Florianópolis, enquanto o centro de negócios está localizado em São Paulo.

Softplan: quase 30 anos fornecendo soluções para os segmentos de construção, administração pública, Justiça, saúde — A Softplan atua há 28 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; saúde, infraestrutura, transportes e obras; Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.

Para se destacar no mercado, a empresa aposta na cultura da inovação. A 1Doc e a WeGov foram os primeiros negócios a receberem aportes da companhia no âmbito da área de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública. O modelo de investimento que a unidade segue é o de Corporate Ventures, que mantém os empreendedores no negócio com o apoio da força de vendas, canais, marca e conhecimento de negócio. “Nossa estratégia de crescimento apoiada na inovação aberta tem como objetivo diversificar o portfólio de soluções com startups que possam complementar as ofertas atuais ou acessar novos mercados estratégicos para a Softplan”, resume o sócio-fundador e diretor da Unidade de Gestão Pública, Moacir Marafon. A Softplan também tem diversas iniciativas de inovação interna, com programas de intraempreendedorismo e laboratórios de inovação para experimentação de novas tecnologias e modelos de negócio. As propostas de mais sucesso podem ser integradas à Softplan ou se tornarem uma empresa independente, contando com a Softplan como investidora.

Dígitro Tecnologia: 40 anos de pioneirismo nos segmentos de comunicação e inteligência — A Dígitro Tecnologia está desde 1977 no mercado desenvolvendo soluções de inteligência e comunicação para organizações públicas e privadas. Atualmente conta com soluções Software as a Service (SaaS), além de seu portfólio on premise. São utilizadas por organizações brasileiras e internacionais. Com sede em Florianópolis, a empresa é pioneira no mercado de tecnologia e inovação, além de ser 100% brasileira. A Dígitro tem atuação em vários países da América Latina, e conta com uma subsidiária no Peru.

Atualmente, a empresa intensificou o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), questão levada a sério na empresa para se manter em constante evolução. Também busca constantemente aprimorar suas soluções utilizando conceitos e tendências tecnológicas, como é o caso da criação de soluções digitais para auxiliar gestores públicos a tornar os municípios em smart cities — cidades inteligentes. Nesse caso, a tecnologia se torna uma aliada para facilitar a efetividade dos serviços essenciais à população, como os de saúde, de segurança, de Coleta de Lixo e de Transporte Público. Por exemplo, uma oferta da Dígitro Tecnologia tem foco no atendimento, regulação e relacionamento com os cidadãos usuários dos serviços de saúde, incluindo o prontuário unificado; uma segunda oferta da Dígitro objetiva dar consciência situacional ao Administrador Público Municipal, relativa à imagem percebida pela população acerca dos serviços públicos essenciais, fatos e temas relevantes para o Cidadão Cliente. “Somos pioneiros desde o início da Dígitro, em 1977. Nos primeiros anos, desenvolvemos soluções com base em conceitos inovadores — como robôs auxiliando os seres humanos em tarefas cotidianas. Esse foi o caso da primeira plataforma de teledespertador, que criamos em 1983 e que foi usada em várias partes do Brasil. A Dígitro também foi uma das primeiras empresas da América Latina a trabalhar com o modelo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). E continuamos nos aprimorando para oferecer o que há de mais moderno. O desenvolvimento de soluções digitais com a proposta de tornar as cidades inteligentes tem sido uma das tendências seguidas por empresas de tecnologia em todo mundo.Também estamos evoluindo nossas ferramentas para que possam ter múltiplas funcionalidades e aplicações, inclusive para as smart cities”, afirma o diretor comercial da Dígitro Tecnologia, Octávio Carradore.

Matéria elaborada pela Dialetto.

 

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s