→ Eventos

Eventos de tecnologia trazem mais de 8 mil pessoas para Florianópolis no mês de agosto

A capital de Santa Catarina será palco do hub de eventos Floripa Conecta, que engloba iniciativas como Inova+Ação, Innovation Summit, Startup Summit e Stun Games Festival, voltadas à tecnologia

Com o objetivo de criar conexões entre os diversos setores da economia criativa, o Floripa Conecta é uma iniciativa realizada a partir de parceria entre entidades públicas e privadas na capital catarinense no período de maior retração turística na cidade. O hub de eventos engloba atores da tecnologia, turismo, gastronomia, música, dança, artes e demais componentes da economia criativa para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade.

O Floripa Conecta será realizado de 9 a 18 de agosto, contando com mais de 50 eventos, 100 mil participantes e R$ 100 milhões em movimentação da economia da cidade. As inscrições são realizadas individualmente para cada um dos eventos do hub, confira aqui a programação completa: https://www.floripaconecta.com.br/programacao. No setor de tecnologia, os principais eventos serão Inova+Ação, que trará temas relacionados à inovação para o pequeno varejo, o Stun Games Festival, voltado à comunidade gamer, o Innovation Summit e o Startup Summit, eventos de maior porte de empreendedorismo, negócios e tecnologia.

Florianópolis ficou em primeiro lugar no ranking da ESPM divulgado em junho sobre cidades com potencial de desenvolvimento em economia criativa, representando a importância da realização de um evento do porte do Floripa Conecta na cidade. Os aspectos que definem uma cidade criativa são vida noturna, tolerância e diversidade, estilo de vida experiencial, escritórios sem colarinho, conhecimento e informação e características ambientais e culturais singulares. “A tecnologia nos traz alguns mindsets que norteiam o Floripa Conecta, como a pluralidade, a diversidade, a mistura de segmentos, a troca de informações, o compartilhamento de dados e a busca por evoluir constantemente. Por isso, além de ser uma grande inspiração para a gente, queremos possibilitar que, dentro da Ilha do Silício, sejam feitas inúmeras conexões e aproximações entre pessoas dos mais diversos segmentos, por interesses variados e, a partir daí, seja contada uma história diferente da nossa cidade. Uma história que não traga a tecnologia como um aspecto que afasta as pessoas, mas que aproxima, por meio da hiperconectividade”, explica Marcelo Bohrer, Coordenador Geral do Floripa Conecta.

Além das belezas naturais e potencial de economia criativa, Florianópolis é conhecida também como a Ilha do Silício, dado seu potencial de desenvolvimento tecnológico. Para Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a capital catarinense atrai muitos empreendedores e entusiastas da tecnologia por conta de suas características. “Nós temos isenções tributárias que favorecem a instalação e manutenção de empresas aqui, além do terreno fértil sustentado por um ecossistema altamente desenvolvido e estruturado, que conta com diversas iniciativas de apoio ao pequeno empreendedor e com profissionais altamente qualificados devido às nossas universidades”, afirma Daniel.

A área de tecnologia é uma das que irá reunir mais pessoas nesta edição do Floripa Conecta, somando mais de 8 mil participantes em quatro grandes eventos que irão acontecer no mês de agosto. A Fundação Certi e a ACATE são realizadoras locais do evento global Innovation Summit, que trará a Florianópolis a primeira edição brasileira do encontro, com três dias de imersão (12, 13 e 14/08) no tema “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”, com representantes de mais de 150 instituições de pesquisa e mais de 370 ambientes de inovação.

Nos dias 15 e 16 de agosto, será a vez do Startup Summit movimentar mais de 3 mil participantes e 150 palestrantes, como: Uri Levine, cofundador da Waze; Ragnar Sass, cofundador da Pipedrive; Roberto Mameli, CTO da Creditas; Jaime de Paula, fundador e CEO da Neoway; João Del Valle, cofundador e COO da EBANX; Marcelo Loureiro, cofundador e CEO da Yellow/Grin; Eric Santos, cofundador e CEO da Resultados Digitais; Bernardo Carneiro, sócio diretor da Stone; e Leandro Caldeira, CEO da Gympass. O evento é realizado pelo Sebrae/SC e ACATE. “Nós somos ainda organizadores do evento Stun Games Festival, que irá reunir mais de mil participantes da comunidade gamer, e do Inova+Ação, que foi realizado como abertura da maratona de eventos no primeiro dia do mês”, finaliza Daniel.

União das economias

O Floripa Conecta celebra também a união das principais economias da cidade em prol do apoio e da forma sustentável como operam internamente. O turismo deixou de ser o único pilar da economia de Florianópolis, que hoje também contempla a tecnologia, deixando evidente a necessidade de integração destes setores. “São dois segmentos que abrangem muitas áreas diferentes e conectadas, como gastronomia, hotelaria, mobilidade, educação, entre outras. Esta combinação de forças pode levar a Capital muito além economicamente”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF.

Sobre o movimento

O Floripa Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas e privadas na capital catarinense. A iniciativa busca unir atores da tecnologia, turismo e economia criativa para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade. Para isso, tem como primeira missão ser um hub de eventos no mês de agosto, que contará com nove dias de programação de forma a atrair turistas fora da temporada de verão para Florianópolis, e mostrar outras quantas qualidades turísticas que a cidade tem além do sol e praia.

São mantenedoras do Floripa Conecta as entidades Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fundação Certi, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Sebrae, e apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo de Santa Catarina, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Serviço
O que: Floripa Conecta, nove dias de eventos relacionados a economia criativa;
Quando: de 9 a 18 de agosto;
Onde: Florianópolis/SC;
Mais informações: www.floripaconecta.com.br 

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s