→ Notícias

Rede de Centros de Inovação pioneira no Brasil beneficiou mais de 1300 empresas de tecnologia em 2019

Criada em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Rede atendeu mais de 5 mil pessoas

O ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina é o 6º maior em faturamento do Brasil e uma referência quando se fala em ideias pioneiras. Um exemplo é a Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis, gerida pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Ao longo do último ano, a Rede beneficiou aproximadamente 1.300 empresas e impactou mais de cinco mil pessoas em 5014 reuniões e eventos realizados nos centros de inovação.

A Rede é constituída por Centros de Inovação, ou seja, espaços coletivos e colaborativos onde empresas podem instalar suas sedes e trabalhar próximo a outros empreendedores e players. Atualmente, conta com quatro unidades: Primavera, Downtown, Soho e Sapiens Parque. “O objetivo da Rede é criar espaços propícios para que a inovação floresça e estimular que os empreendedores compartilhem experiências na operação de seus negócios”, afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE.

Um dos principais fatores que favorecem o sucesso deste formato é a ideia de cocriação. No CIA Primavera, por exemplo, primeira unidade da Rede, são mais de 40 empresas residentes. Somadas às 40 startups que integram o programa estratégico LinkLab e às 10 da incubadora MIDITEC — todos situados na mesma localização —, atingem quase 100 empresas compartilhando do mesmo espaço físico todos os dias. “Além do espaço colaborativo do CIA Primavera, os programas da ACATE proporcionam aos empreendedores contato com investidores, mentores, grandes empresários e demais players da área de tecnologia que os auxiliam a ingressar nesse mercado com cada vez mais força”, celebra Daniel.

Outro recurso disponível nos Centros de Inovação são os Escritórios de Promoção da Inovação, espaços de acolhimento, orientação e suporte ao potencial empreendedor. Ao longo de 2019, cerca de 250 pessoas foram atendidas por esta estrutura nos quatro centros da Rede, sendo considerado uma das principais portas de entrada do empreendedor para o universo da inovação.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s