→ Editais

API ACATE abre inscrições para projetos do Programa de Incentivo à Inovação de Florianópolis

Podem participar pessoas físicas e micro e pequenas empresas com endereço fixo na capital catarinense

O Arranjo Promotor de Inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) está com inscrições abertas para o Programa de Incentivo à Inovação (PII) até o dia 28 de fevereiro. O programa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo inovador na capital por meio de propostas de um novo negócio ou desenvolvimento ou melhoria de um produto ou serviço inovador. Podem participar pessoas físicas e micro e pequenas empresas com sede em Florianópolis. 

O primeiro passo para participar do programa é se vincular ao API ACATE, realizando a inscrição pelo site (https://api.acate.com.br/). Passando por essa etapa, é preciso apresentar o projeto para validação do API, que fará uma análise e indicará se o projeto está pronto para ser submetido à prefeitura. As inscrições para a avaliação poderão ser feitas pelo formulário até o dia 28 de fevereiro. A Associação Comercial de Florianópolis (Acif) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também são credenciadas como APIs. 

Gabriel Sant’Ana Palma Santos, diretor executivo da ACATE, explica alguns critérios que são considerados na avaliação. “É importante que o projeto apresente um diferencial no mercado, com foco em serviços, processos e/ou produtos inovadores. Além disso, a proposta deve expor um benefício claro para o município e cidadãos”.

Os projetos pré-aprovados pelo API devem ser submetidos ao sistema da Prefeitura de Florianópolis, pelo link (https://spii.pmf.sc.gov.br/novo). Após o dia 31 de março, a proposta será analisada pela comissão técnica indicada pelo Comitê Gestor PII.

Para quem perder o prazo, também será possível enviar as propostas para o API ACATE nos períodos de 1º de abril a 24 de maio e de 1º de julho a 24 de agosto. Os projetos aprovados pela Prefeitura estão aptos a buscar empresas que possam apoiá-los financeiramente dentro do programa. Chamadas de “incentivadoras”, as empresas obtêm um benefício fiscal, durante dois anos, por meio da comprovação de  participação no PII como contribuinte.  O candidato poderá acessar mais informações sobre o Programa, pelo site (https://redeinovacao.floripa.br/ebook-item/conheca-dicas-valiosas-de-como-submeter-projetos-ao-programa-de-incentivo-a-inovacao/).
O empresário Arthur Nunes, CCO da Plot Kids, se inscreveu no programa em 2020. O projeto proposto visa solucionar a falta de networking entre participantes de eventos virtuais. Com o auxílio do API ACATE, Arthur conseguiu estruturar e validar o projeto da plataforma Virtual Meeting. A proposta simula um ambiente 3D em que os participantes são avatares que podem circular por esse espaço e interagir com outras pessoas. Além disso, a plataforma também pode ser oferecida para a comunidade como uma alternativa para salas de aula remotas. Atualmente, a proposta está em busca de uma empresa incentivadora. 

“O legal do programa é que conseguimos agilizar processos, porque com o aporte do investimento conseguimos acelerar essas grandes ideias que, por sua vez, precisam ser executadas em um curto período. Isso torna o processo dinâmico e viável para que soluções inovadoras cheguem no mercado mais rápido”, finalizou Arthur.

image.png

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s