→ Livros

Dia do livro: empreendedores indicam 10 leituras para quem quer ter sucesso nos negócios

“Mindset”, “O Ponto da Virada” e  “7 Powers” são algumas das dicas para este Dia Mundial do Livro. 

Seja por vocação ou pela necessidade de encontrar uma renda alternativa, muitos brasileiros iniciaram uma jornada de empreendedorismo no último ano. Em dezembro, havia mais de 11 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) registrados no Portal do Empreendedor, um número recorde e que permanece crescendo em 2021. Somados às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas existentes no país, eles representam cerca de 99% dos negócios brasileiros.

Quem está nesse caminho ou planeja começar seu próprio negócio pode contar com o apoio de alguns livros como fonte de conhecimento. Neste Dia Mundial do Livro (23/4), confira 10 indicações de empreendedores para quem também quer conquistar sucesso em sua trajetória:

1. “The Hard Thing About Hard Things”, de Ben Horowitz

Para Guilherme Hernandez, CEO da startup global de vendas e gestão Kyte, “The Hard Thing About Hard Things”, de Ben Horowitz, é uma das leituras obrigatórias para todos os empreendedores. “Como o título sugere, o livro conta os diversos desafios que o autor passou durante a construção da sua empresa Opsware, que quase faliu e acabou sendo vendida para a HP por $1,6 bi”, aponta Hernandez. A obra traz um relato de como Horowitz superou esses  obstáculos e alcançou o sucesso em sua jornada empreendedora. “Gosto muito de ler biografias e outros relatos como este. Cada história é única e sempre aprendemos algo”, reforça o CEO da Kyte.

2. “7 Powers: The Foundations of Business Strategy”, de Hamilton Helmer

Piero Contezini, CEO do Asaas, fintech de gestão de pagamentos e cobranças e antecipação de recebíveis que atende mais de 50 mil usuários em todo país, indica o livro “7 Powers: The Foundations of Business Strategy”, de Hamilton Helmer.  “A obra baseia-se nos diferentes poderes que uma empresa pode adquirir para conseguir superar seus competidores, ajudando a identificar se o seu negócio é capaz de conquistar algum deles”, comenta Piero. “A leitura nos ajuda a entender como algumas empresas conseguem conquistar mercados, enquanto outras do mesmo segmento não geram qualquer impacto significativo”.

3. “Os 5 Desafios das Equipes”, de Patrick Lencioni

Paula Lunardelli, co-fundadora e CEO Prevision, construtech para planejamento e gestão eficiente de obras, indica o livro “Os 5 desafios das Equipes”, de Patrick Lancioni. De forma intrigante, o autor narra como uma nova liderança resolve os problemas de resultado de uma equipe. “Patrick mostra que para um time ter bons resultados, ele precisa seguir uma ‘pirâmide de sucesso da conexão’”. Ela consiste em, da base para o topo: confiança, aprender a lidar com conflitos, comprometimento, responsabilizar outras pessoas além de si mesmo e foco nos resultados. “No final das contas, apenas uma equipe bem formada, conectada e comprometida é capaz de entregar bons resultados para a empresa”, complementa Lunardelli. 

4. “O ponto da virada”, de Malcolm Gladwell

Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios, uma edtech que une educação, tecnologias imersivas e inteligência artificial para melhorar a performance de pessoas e organizações, recomenda o livro “O ponto da virada”, de Malcolm Gladwell. “É um livro sensacional para entender como o poder da comunicação pode escalar o seu negócio. Ele diferencia o vendedor do comunicador, que são duas personas que têm habilidades e competências de fazer propagar um fato relevante e gerar escala de observação e compra em sua empresa”, conta.

5. “Exponential Organizations”, de Salim Ismail 

Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter, empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, indica a obra “Exponential Organizations”, de Salim Ismail. “Excelente livro que faz um trabalho maravilhoso delineando os elementos críticos, agora necessários, para criar um modelo de negócio de hipercrescimento nesta incrível nova era de rápido desenvolvimento de produtos, velocidade de lançamento no mercado e inovação disruptiva”, explica.

6. “Execução: A Disciplina Para Atingir Resultados”, de Larry Bossidy e Ram Charan 

Empreendedor desde os 21 anos, CEO e fundador da fintech de reconhecimento facial para pagamentos Payface desde 2018, Eládio Isoppo indica o livro “Execução”, de Larry Bossidy e Ram Charan. “Essa é uma leitura sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Os autores revelam a importância do total envolvimento dos líderes dentro de uma organização e explicam o porquê um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo. Para os autores, não há como fazer negócio com base em ideais que não são botados em prática”, explica. 

7. “Blitzscaling: o caminho vertiginoso para construir negócios extremamente valiosos”, de  Reid Hoffman e Chris Yeh

Alexandre Souza é gestor e mentor do Startup SC, programa que oferece capacitação para empreendedores do ecossistema de tecnologia, e indica “Blitzscaling”, de Reid Hoffman e Chris Yeh.  “Não é novidade que o crescimento acelerado de uma startup depende de conhecimento e muita estratégia. O livro trata de um conjunto de técnicas para acelerar o crescimento das startups a um nível vertiginoso”, conta. O livro foi prefaciado por Bill Gates e trata do assunto a partir de experiências vividas por executivos que escalaram negócios bilionários.

8. “The Outsiders: Eight Unconventional CEOs and Their Radically Rational Blueprint for Success”, de William Thorndike 

Thiago de Assis, CEO da Stoque, empresa de soluções tecnológicas focada na automação inteligente e digitalização de processos e documentos, indica o livro “The Outsiders: Eight Unconventional CEOs and Their Radically Rational Blueprint for Success”, de William Thorndike. “Sob a perspectiva do investidor, a medida fundamental de sucesso de um empreendedor/CEO é a sua capacidade de gerar retorno sobre o capital alocado”, comenta Assis. “O livro conta a história de um seleto grupo de homens e mulheres CEOs e as estratégias pouco convencionais que eles seguiram para gerar retorno superior de longo prazo. Essa é uma das razões pelas quais o livro está na lista de recomendações do Warren Buffet”, explica. 

9. “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, de Carol S. Dweck

Wagner Muller, CEO da Compufour Zuchetti e com mais de 20 anos de experiência no segmento de tecnologia para varejo, recomenda o livro “Mindset”, de Carol S. Dawek. “A atitude mental com que encaramos a vida, a qual a autora chama de ‘mindset’, é crucial para o sucesso. O livro revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos, sendo um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado”, explica. O recado que permanece após a leitura é: seja 1% melhor que ontem e 1% pior que amanhã, sempre. 

10. “Onde os Sonhos Acontecem”, de Robert Iger

Stephano Maciel, CEO da fintech de pagamentos e transações financeiras cross-borders FacilitaPay, acredita que o livro “Onde os Sonhos Acontecem”, de Robert Iger, é uma leitura indispensável para todo empreendedor. A obra aborda a trajetória do autor, antes e depois dele tornar-se CEO da Disney. “O que mais me chamou atenção foi que, até mesmo em uma empresa sólida, há muitos desafios de inovação. Ao longo da leitura, Bob demonstra a importância de criar uma cultura sólida para superar os desafios e buscar resultados excepcionais”, afirma Maciel. 

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s