→ Notícias

Parceria com startups e programas de inovação acelera crescimento de empresas de SC

Diversos projetos ganharam destaque no Brasil, como um hub de inovação para conectar startups a operadoras de planos de saúde e iniciativas de inovação aberta da ACATE

Levantamento recente da plataforma 100 Open Startups aponta que o valor de contratos entre empresas tradicionais e startups saltou 175% entre maio de 2020 e junho deste ano. O dado mostra que é cada vez mais forte a aposta de companhias em parcerias desse tipo para inovar e crescer. Em Santa Catarina, diversos projetos ganham destaque, como um hub de inovação para conectar startups a operadoras de planos de saúde e iniciativas de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Na área da saúde, por exemplo, a healthtech catarinense Zitrus possuía uma área interna de inovação desde 2019. Mas, diante da pandemia, percebeu que operadoras de planos de saúde tinham desafios semelhantes e precisavam se adaptar. Por isso, resolveu ampliar a iniciativa e lançou, em agosto deste ano, o Zlabs, hub de inovação para conectar startups, empresas e universidades a operadoras, além de promover a cultura de inovação, acelerar negócios, captar investidores e dar alcance a essas iniciativas. Para atender a demanda, há uma equipe fixa de profissionais que atuam no hub, em Joinville (SC). A iniciativa já conta com 23 Unimeds parceiras e deu origem à empresa TARIC, focada em prontuários eletrônicos e medicina preventiva.

“O objetivo é conectar as dificuldades das operadoras com novas frentes e culturas. Para isso, fazemos conversas com centros de inovação, analisamos o mercado para verificar se alguma startup atende a demanda ou desenvolvemos a solução dentro da Zitrus. E ainda trabalhamos a cultura de inovação e da transformação digital”, explica o CTO da Zitrus, José Guilherme Merchiori.

Em SC, programa gerou aumento de 42% no faturamento médio de startups
Outra iniciativa de destaque na conexão entre corporates e startups é o Linklab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Com três espaços físicos em Florianópolis, São José e Joinville, e uma unidade virtual, em Chapecó, a iniciativa permite a participação de empresas que estão distantes geograficamente. “Prova disso é que 54% das startups inscritas em 2020 são de fora de Santa Catarina. Agora, a ideia é expandir ainda mais essa iniciativa, transformando o LinkLab em uma rede nacional, em vários pontos do Brasil”, reforça o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.

Desde 2017, o programa apoiou mais de 60 negócios entre startups e corporações, com uma taxa de sucesso de 53%. Além disso, garantiu um aumento de 42% no faturamento médio das startups participantes. No total, mais de 30 grandes empresas nacionais e multinacionais fazem parte da iniciativa, como WEG, AMBEV, Whirlpool, Schulz, Governo do Estado de Santa Catarina, entre outras. 

O Linklab também reforça a comunidade de startups em Santa Catarina, considerada uma das melhores do país, pela Associação Brasileira de Startups e Startup Awards. Outro ponto são as capacitações de novos empreendedores, essenciais para promover a inovação. O Programa de Capacitação Startup SC, promovido pelo Sebrae, é um exemplo disso. Ao longo de oito anos, 1.070 empreendedores e 330 startups foram apoiadas pela iniciativa. 

Segundo Alexandre Souza, gestor do Startup SC, as conexões criadas no ecossistema ampliam as possibilidades de desenvolvimento de novos negócios inovadores. “Para além de capacitações técnicas, as iniciativas promovem compartilhamento de experiências entre pares e conexões valiosas na busca de investimentos e acelerações”, complementa Souza. Como exemplo, em 2021, a parceria Sebrae e Fapesc investirá um montante de R$ 1,25 milhão em startups presentes na 11º turma de Capacitação do Startup SC.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s