→ Notícias

Popularização do Pix traz cada vez mais benefícios para micro e pequenos empreendedores 

Mais de 77% dos pequenos negócios do país já utilizam o novo sistema de pagamentos. Diante do contexto, a fintech catarinense Asaas amplia sua conta digital focada em MPEs e lança mais recursos do Pix.

Mesmo antes do lançamento oficial do Pix, muito se falava sobre os benefícios que a nova modalidade de pagamentos instantâneos traria para os empreendedores, sobretudo entre pequenos negócios. Baixo custo, dispensa de equipamentos físicos (como maquininha de cartão), disponibilidade imediata do valor recebido e facilidade de uso, por exemplo, eram algumas das vantagens esperadas. Hoje, mais de um ano após o lançamento do Banco Central, o Pix conseguiu não apenas alcançar essas expectativas, como também quebrar recordes e paradigmas.  Ele, que se tornou o sistema de pagamentos instantâneos com adesão mais rápida do mundo, já é utilizado por mais de 77% dos pequenos negócios no país, segundo pesquisa do Sebrae. As empresas que o adotaram tiveram uma queda de faturamento menor do que aquelas que não aderiram ao novo sistema em meio à crise da Covid-19, demonstrando seu potencial no mercado.

“O Pix é o melhor sistema de pagamentos do mundo: ele é padronizado, obrigatório, instantâneo e de baixíssimo custo. Com isso, trouxe uma realidade sem volta para o Brasil, que não apenas acelerou a transição para um mercado financeiro digital, como também facilitou a inclusão financeira dos micro e pequenos empreendedores: os empreendimentos que ainda não ofereciam opções de pagamento digital precisaram se adaptar à nova realidade e acabaram encontrando um recurso que trouxe mais praticidade a sua rotina”, explica Piero Contezini, CEO do Asaas — empresa de Joinville (SC) que oferece serviços de assistente digital focados em facilitar o fluxo de cobranças e recebimentos em micro e pequenas empresas.

Diante do contexto, a fintech incluiu em sua plataforma novas funcionalidades Pix, dando mais um passo para se tornar uma conta digital completa e integrada para os empreendedores. Com a novidade, além do recebimento via Pix, que já era oferecido de forma indireta pela startup, é possível cadastrar chaves Pix na conta Asaas e realizar transferências e pagamentos diretos pelo mesmo sistema. “Com os novos recursos, o empreendedor tem mais liberdade para usar o seu saldo, podendo realizar transferências e fazer pagamentos facilmente com o valor da sua conta. Sem contar que, com a titularidade da chave, o seu negócio se torna mais profissional e ganha mais facilidade na gestão financeira e fiscal”, explica Contezini.

Até então, a empresa só oferecia o Pix Cobrança de forma indireta. O usuário ainda não podia ter chaves em sua titularidade, de forma que a cobrança era realizada em nome do Asaas. Mas, mesmo com as limitações, o número de transações mensais via Pix cresceu mais de 1600% desde que foi implementado como uma opção de cobrança pela fintech, comprovando a importância da ferramenta no mercado atual. Agora, todos os clientes Asaas já podem cadastrar uma chave e transferir e receber via Pix. 

Conta digital para empreendedores

O lançamento do Pix direto no Asaas foi possível graças à homologação da fintech como  Instituição de Pagamento nas modalidades de emissor de moeda eletrônica e emissor de instrumento de pagamento pós-pago pelo Banco Central do Brasil. Com a licença, a companhia ganhou autorização para prover números de conta bancária conectados ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) para as suas mais de 100 mil contas ativas através do código bancário 461.

“Essa homologação apenas reforça o propósito do Asaas de melhorar a vida do empreendedor através da tecnologia e da inclusão financeira. Agora, conseguimos oferecer nossos serviços de gestão financeira, emissão de cobranças, meios de pagamentos, antecipação de recebíveis e cartão de crédito conectados a uma conta digital sem mensalidade”, reforça o CEO, Piero Contezini.

A fintech foi a primeira plataforma a obter a licença de IP no estado de Santa Catarina e a 31ª no Brasil. Com a homologação, ela está na mesma categoria de gigantes como Nubank, Neon e Cielo, passando a ser reconhecida como uma instituição ligada ao Banco Central e, portanto, com alto nível de governança e segurança para o cliente final.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s