4 dicas de gestão para pequenos varejistas

Entenda como atualizações na administração de negócios podem aumentar seu potencial de crescimento

Diversos segmentos do varejo estão enfrentando desafios em 2021 e para pequenos empreendedores a situação não é diferente. Segundo o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), a atividade econômica do setor se manteve abaixo do esperado. Em julho, a retomada econômica atingiu 75,52 pontos, representando uma queda de 15,15% em relação ao mesmo período do ano anterior. A performance de pequenas e médias empresas (PME´s) pode ser impulsionada por soluções conectadas. Há muito o que explorar para favorecer este cenário de sinergia com a tecnologia e a digitalização, seja para manter a fidelização ou prospectar novos clientes.

Atualizações na gestão de PMEs, com objetivo de otimizar os processos de gestão, por exemplo, podem exigir dedicação e disposição de capital por parte do empreendedor. Mas nem sempre grandes avanços são realizados por conta de orçamentos limitados ou falta de tempo. Para ajudar na administração de empresas, especialmente as pequenas varejistas, a Compufour Zucchetti – que obteve um crescimento de 36% em faturamento no primeiro trimestre deste ano – reuniu uma lista com dicas e soluções que ajudam a alavancar negócios. Confira:

Tenha a sua  gestão digitalizada

A fim de dinamizar o acesso à documentos e integrar serviços, softwares de gestão facilitam muito a vida do empreendedor. Este é o caso do Clipp360, ferramenta da Compufour Zucchetti que além de acelerar os processos administrativos, também facilita o gerenciamento – que  pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento.

“O Clipp360 nasceu para dar toda a mobilidade que o varejo de hoje necessita, trazendo nele recursos simples e de fácil utilização. O sistema possui a emissão de NFCe em um ponto de venda, fazendo com que o usuário do software tenha maior clareza, facilidade e agilidade no preenchimento destes documentos. O Clipp360 pode contar também com um e-commerce próprio e integrado a ele, onde os pedidos são lançados de maneira instantânea. Tudo isso pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet, já que é em nuvem“, explica Marcio Bellini, Diretor de Desenvolvimento da Compufour Zucchetti.

Invista em  uma boa gestão de estoques

Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado! Opte por contratar ferramentas que apoiem a gestão de estoques, e consigam oferecer uma visão clara sobre quais produtos possuem maior e menor demanda.  É fundamental analisar o histórico de vendas e estoques para identificar sazonalidades. Além disso, esse passo evita que se peque por excesso ou falta de matérias primas ou produtos no geral. 

Para os negócios do ramo alimentício, a gestão de estoques é ainda mais relevante. A curta durabilidade dos itens e o desperdício podem causar sérios problemas, que podem ser evitados com a solução certa: ClippPro e o módulo complementar ClippCheff.

No ClippPro é possível fazer toda a gestão do estoque, identificando os itens mais vendidos, controlando quantidade mínima, fazendo composições, lançando entradas e saídas, entre outras funcionalidades. 

Com o ClippCheff é possível lançar itens em pedidos, mesas, comandas, controlar entregas, além de fazer a emissão do documento fiscal. Além disso,  está disponível a integração com o IFood, que conecta todas as informações de cada pedido na plataforma com a solução Compufour Zucchetti, desenvolvida especialmente para os micro e pequenos negócios de alimentação continuarem  crescendo.

Foque na experiência

De acordo com a pesquisa do Reclame Aqui (2020), 51,2% dos consumidores não se importariam em pagar mais caro por um produto, uma vez que tivessem uma experiência de compra melhor com a marca. Uma boa experiência de compra significa oferecer um atendimento excepcional, o que é sinônimo de um software confiável no PDV.  Sistemas como o ClippPro, permitem que o varejista ofereça diversas formas de pagamento integradas (Pix, Carteiras digitais e CashBack), emissão de documentos fiscais, e conexão com os maiores Marketplaces do país. Desta forma, garante que o cliente opte por comprar no canal mais conveniente para ele, com a melhor forma de pagamento. 

Escolha um parceiro de sucesso

A Compufour Zucchetti é a liderança nacional em sistemas de gestão para varejistas, oferecendo qualidade e robustez tecnológica para mais de 42 mil clientes finais e 1.700 parceiros em todos os estados. A  empresa está investindo R$3 milhões no Sul do Brasil.

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