4 habilidades para ser um empreendedor de sucesso

Jonatan da Costa, empreendedor há cerca de 17 anos compartilha aprendizados que podem ser úteis para a carreira de outros profissionais

O empreendedorismo está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. No último relatório executivo divulgado, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou que, em 2019, o Brasil atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerada a maior marca até agora. Os dados de 2020 ainda não foram divulgados, mas algumas prévias apontam que o Brasil deve atingir o maior patamar de novos empreendedores: aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade. 

Jonatan da Costa empreende desde 2004, e hoje é CEO da empresa de tecnologia Área Central, que desenvolve uma plataforma para gestão de redes associativas e de centrais de negócios. O empreendedor é formado na área de tecnologia e sua jornada começou com a fundação e incubação da empresa Área Local, na UNIDAVI, em Rio do Sul (SC). Jonatan era servidor da universidade e junto de dois colegas submeteu um projeto na recém criada incubadora, no ano de 2004. O objetivo da primeira empresa era oferecer serviços digitais. Em dado momento, um cliente — uma rede associativa de supermercados — desafiou os empreendedores a criarem uma intranet para gestão de compras do grupo. A demanda gerou um produto — batizado de Área Central — e a rede associativa, o primeiro cliente do segmento atendido pela empresa. No ano de 2012 a plataforma de gestão de redes recebeu um investimento anjo e se tornou uma empresa à parte. 

Empreendedor há alguns anos, Jonatan compartilha habilidades que podem ser desenvolvidas por quem gostaria de empreender: 

Enxergar o mercado

Para empreender, ver além do óbvio é fundamental, saber qual é a necessidade do mercado antes mesmo dessa dificuldade ser mapeada faz parte da jornada empreendedora. “A plataforma da Área Central é única no segmento de gestão de redes associativas e centrais de negócios, pensar à frente é o que sempre nos moveu. Prever as demandas dos clientes, mesmo depois de ter um negócio estruturado, é fundamental para continuar inovando no mercado da tecnologia, que está em constante mudança”, diz Jonatan. 

Liderar

Liderar não é uma tarefa fácil e existe uma série de habilidades comportamentais que precisam ser desenvolvidas para ser um bom líder — que incentiva a produtividade e a satisfação do time, ao mesmo tempo em que desenvolve planos para escalar o negócio. “É preciso que o líder empreendedor traga as melhores práticas do mercado para o seu time e que também perceba o potencial de cada um, formando uma equipe unida em prol dos objetivos da empresa”, comenta. 

Olhar a solução, não o problema

A jornada empreendedora é de altos e baixos e os problemas estarão pelo caminho. Jonatan aconselha que o futuro empreendedor tenha o seu foco na solução, procurando uma forma inteligente de resolver os desafios. Uma dica é pensar em um plano de ação com alguns tópicos práticos: o que precisa ser feito para resolver o problema (ação, descrição de etapas), por que é preciso fazer isso, qual o prazo, quem será o responsável, qual método será utilizado para resolver e o quanto isso vai custar. 

Networking

A rede de contatos que o empreendedor forma é essencial para o desenvolvimento da empresa e quanto mais diversificada ela for, melhor: outros empreendedores, mentores, investidores, membros de entidades representativas do setor, etc. Além disso, o networking maximiza as oportunidades de negócios. “O empreendedor pode começar participando de eventos voltados ao setor em que empreende, fazendo conexões no LinkedIn, se tornando associado de entidades representativas e ajudando outras pessoas a empreender”, fala Jonatan. 

Compartilhe essa notícia:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias