Por Andressa Marques e Aline Feltrin – Edição 72 / News ExpoMoney
Determinação e foco são algumas das qualidades de quem tem esse dom. Nem todos possuem características de um empreendedor, por isso é preciso fazer uma análise antes de partir para o negócio próprio. Confira dicas do especialista no assunto e faça um bom investimento.
Luiz Marins
É antropólogo formado na Austrália (Macquarie University) e na USP (Universidade de São Paulo), foi professor da Universidade Federal de São Carlos e outras universidades, possui ainda larga experiência em projetos no setor privado e público nacional e internacionalmente.
Nos últimos anos cresceu significantemente o número de pessoas que desejam ter o seu próprio negócio no País. Ter independência e um lucro financeiro maior são alguns dos motivos que saltam aos olhos de quem se afina com esse universo. Dados da última pesquisa “Empreendedorismo no Brasil” de 2011, conhecida também como “Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor)”, apontam o Brasil como o décimo país mais empreendedor do mundo. A mesma pesquisa afirma que, em 2010, 21,1 milhões de brasileiros pretendiam abrir ou já atuavam em negócio próprio com até 3,5 anos de atividade.
A valorização do empreendedorismo tem se tornado tão constante que até as universidades estão discutindo como formar empreendedores em todas as áreas do conhecimento. Mas o que muitos não sabem é: o que é ser um empreendedor de verdade?
Para o antropólogo e presidente da Anthropos Consulting, Luiz Marins, o verdadeiro empreendedor é aquele que transforma sonho em ação e ação em resultado. O que significa ter comprometimento e foco e, além de tudo, saber o que quer. “O verdadeiro empreendedor sabe aonde realmente quer chegar”. O consultor cita um exemplo de uma empresa que se propôs a oferecer o melhor kibe do Brasil. Com foco nessa proposta, o empreendedor desse negócio foi longe oferecendo uma comida boa e simples. “Hoje, possui filiais em algumas cidades como em Caldas Novas, Goiás”.
Atributos primordiais
Outra característica bastante comum em empreendedores de sucesso é o otimismo, pois conseguem transformar uma situação de crise em oportunidade e o fracasso em sucesso. “Também tem a consciência de que é preciso perder no varejo para ganhar no atacado. Ou seja: deve encarar alguns pequenos prejuízos para ter grandes lucros”, argumenta Luiz Marins. Este artigo menciona seu favorito a preços super baixos. Escolha entre entrega no mesmo dia, http://www.fakewatch.is/ entrega drive-up ou retirada do pedido.
Um exemplo também é ter a sabedoria de dar razão ao cliente, mesmo sabendo que sua conduta está correta. Ou seja, ter a capacidade de assumir uma pequena perda para consolidar uma imagem positiva junto à clientela.
Também é qualidade do empreendedor ter a habilidade de começar com quase nada, apenas com alguns recursos, e erguer uma empresa sólida. Quem possui esse dom enxerga no mercado as lacunas deixadas por empresas concorrentes, por isso criam novos caminhos e horizontes guiados pelo feeling (sentimento).
Questão de talento
Engana-se quem acredita que todos podem ser um empreendedor. Na visão do consultor Marinho, é uma questão de talento. Dificilmente uma pessoa que não nasce com esse talento o adquire durante a vida. Somente um empreendedor nato tem a perseverança de continuar em um negócio com todas as dificuldades geradas nos primeiros anos de atividades, além de tudo possui habilidade de correr riscos.
Não ter essas habilidades significa que é preciso pensar duas vezes antes de abrir o próprio negócio. E isso não quer dizer que seja ruim. “No Brasil há uma apologia de que todo mundo deve ser empreendedor, mas as empresas precisam de profissionais que cumpram tarefas mais rotineiras e técnicas.”, diz Marins. Esses profissionais são extremamente importantes para uma empresa.
O ideal para quem está pensando em virar um empresário é fazer uma análise. “Verifique se tem a coragem de pensar grande e vir no horizonte a luz do seu sucesso, mas para chegar lá terá que atravessar caminhos nem sempre agradáveis. Pense se você tem a fibra de um empreendedor”, conclui o consultor.
OBS: As informações da reportagem são baseadas na opinião do especialista entrevistado.
Viviany Pfleger – Fundadora e editora do Blog Empreende Floripa