A iniciativa do Sebrae/SC bateu recorde com 376 startups inscritas, de 38 cidades catarinenses distintas
O programa de capacitação Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC, divulgou as 50 startups selecionadas para as quatro turmas da iniciativa. O programa possui duração de cinco meses e oferece, além de capacitação, acesso a rede de empreendedores do ecossistema de tecnologia catarinense. Ao todo, os benefícios podem chegar a R$ 300 mil, incluindo acesso a serviços de cloud, CRMs e ferramentas de marketing digital. Esta é a nona edição do programa, que pela primeira vez terá turmas em quatro cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Joinville e Florianópolis.
“Neste ano, estendemos a atuação do Startup SC para mais duas cidades, Blumenau e Chapecó, visando atender um número maior de startups, melhorando o nível de maturidade dessas empresas e desenvolvendo os ecossistemas de inovação do interior do Estado. Assim, obtivemos resultados extremamente positivos, prova disso é o recorde nas inscrições”, explica Alexandre Souza, gestor da iniciativa. As startups participarão de workshops e mentorias presenciais e online gratuitamente. Os workshops ocorrem de forma simultânea nas quatro cidades, durante os cinco meses de treinamento — o calendário completo pode ser acompanhado neste link.
As selecionadas são: Alcance Tecnologia de São Miguel do Oeste; Neokohm Amo Delivery, Barbersis, BeatsCode, BIONEXUS ALLAGRO, Gravitwave PackID, Sempre Mais Sistemas, e x3 Transport de Chapecó; BEST de Balneário Camboriú, Bottanica Organicos, Clinica Agil, Plano viver, ResultaMais, MediBridge, Trilha da Lucratividade, UpFlux,e Convenix de Joinville; TERTIUM de São Bento do Sul; Hallo, AVI, Uoou Solutions, Ezok, investweb, Qualifiquei de Blumenau; Safety de Itajaí; Nxfácil de Rio do Sul; Pedidos10 e SEGIM de Brusque; Administrar Online, ceCosmos, Colecao.Moda, Dooile, ENLIZT, Ochain, GETMORE, Hauseful, I Do Code, NanoScoping, Nitronews, OMD, OMNIHUNTER, PowerHub, Smart Tour Brasil, WoodSpoon, BSuite, e Vincet de Florianópolis; Portabilis de Içara; e WiZED de Criciúma.
Sobre as inscrições
O programa bateu o recorde de inscrições, com 376 startups inscritas, de 38 cidades catarinenses, mas apenas 14% dos projetos possuem mulheres como CEO. 40% das inscrições foram de Florianópolis, 11% de Joinville, 9% de Blumenau e 7% de Chapecó. Em relação ao modelo de receita, 61% dos inscritos tem o SaaS (software as a service). Já no modelo de negócio, 45% são B2B, 39% são modelo misto B2B + B2C, e 11% B2C. Outro ponto importante é que 56% dos projetos já possuem clientes pagantes.
“Com relação à diversidade, ainda temos muito a melhorar, neste ano, apenas 14% das inscrições que recebemos são de startups fundadas por mulheres. Precisamos entender porque ainda temos tão poucas cofundadoras mulheres nas startups brasileiras, para poder implementar iniciativas que incentivem a participação feminina no setor de tecnologia”, comenta Alexandre Souza.
Durante o processo seletivo, os principais critérios avaliados foram o produto ou o serviço oferecido pela startup, a qualificação e o engajamento dos empreendedores, o tamanho do mercado-alvo da solução oferecida e a maturidade do projeto.
Conheça as selecionadas:
Turma Chapecó
Alcance Tecnologia (São Miguel do Oeste): desenvolve o MetaPrism Mercury, sistema para otimizar e controlar o processo de coleta de leite.
Neokohm (Chapecó): solução que entrega indicadores estratégicos para a gestão logística de cargas.
Amo Delivery (Chapecó): aplicativo e site que automatizam os pedidos de delivery.
Barbersis (Chapecó): extrai comportamentos e padrões de quem frequenta barbearias para solucionar uma das maiores dores do segmento: a retenção de clientes.
BeatsCode (Chapecó): software, plataforma, serviços e consultoria em soluções inovadoras para aperfeiçoar e profissionalizar a Gestão de Clubes de Futebol.
BIONEXUS ALLAGRO (Chapecó): desenvolve dispositivos eletrônicos para o segmento Agro.
Gravitwave (Chapecó): entregam a cadeia de produção de suínos e aves uma solução para a gestão de indicadores de produtividade.
PackID (Chapecó): especializada no monitoramento de temperatura e umidade em tempo real com foco em evitar perdas, podendo ser aplicada em toda a cadeia de distribuição de alimentos.
Sempre Mais Sistemas (Chapecó): por meio do software Mais Leite soluciona os problemas de perdas de produção de leite, fornecendo também informações estratégicas.
x3 Transport (Chapecó): especialista em gestão de transportadoras, fornecendo um ERP completo, focado em extrair resultados.
Turma Joinville
BEST (Balneário Camboriú): fintech 100% especializada em crédito com garantia de imóveis.
Bottanica Organicos (Joinville): clube de assinatura de produtos orgânicos, entrega cestas de produtos orgânicos periodicamente e à domicílio.
Clinica Agil (Joinville): aumenta a rentabilidade de clínicas de fisioterapia, estética e estúdio de pilates usando uma plataforma online com ferramentas de gestão.
Plano viver (Joinville): cartão de benefícios para indivíduos, famílias e empresas que buscam uma solução de acesso a saúde de qualidade e reserva financeira em caso de falta.
ResultaMais (Joinville): solução para empresas que precisam centralizar as informações em apenas um lugar.
UpFlux (Joinville): ajuda operadoras de planos de saúde e hospitais a proporcionar maior segurança e qualidade aos pacientes.
TERTIUM (São Bento do Sul): aplicação web para a gestão de documentos entre empresas tomadoras de serviços terceiros e as terceirizadas.
MediBridge (Joinville): tecnologia para diminuir o custo de equipamentos médico-hospitalares, veterinários e odontológicos, utilizando um smartphone ou computador para processar, armazenar e disponibilizar as informações.
Trilha da Lucratividade (Joinville): programa online para aumento de lucro aplicado em sete passos, com objetivo de planejar e estruturar seus processos de Gestão Financeira.
Convenix (Joinville): aplicativo que funciona como uma nova opção de benefício corporativo para empresas com mais de 10 funcionários.
Turma Blumenau
Hallo (Blumenau): desenvolve plataformas de comunicação e relacionamento para empresas de TV, Rádio e Instituições Financeiras.
AVI (Blumenau): ferramenta de análise e monitoramento, que possibilita entender o comportamento e perfil consumidor no ambiente físico e ainda comunicar-se com ele.
Uoou Solutions (Blumenau): desenvolve plataforma de e-commerce. Criam canais de venda para B2B e B2C principalmente para as indústrias de Moda.
Safety (Itajaí): oferece soluções de automação dos controles de qualidade diários de equipamentos de diagnóstico por imagem.
Nxfácil (Rio do Sul): resolvem a gestão dos clientes sendo comércio, serviço ou uma indústria.
Pedidos10 (Brusque): simplifica o processo de treinamento e usabilidade, tornando a anotação de pedidos simples e objetiva.
Ezok (Blumenau): robô virtual com Inteligência Artificial criada para atender qualquer público, automatizando tarefas do dia a dia das empresas.
investweb (Blumenau): sistema de economia compartilhada, permitindo que pequenos poupadores consigam investir em empresas, rendas fixas e franquias.
Qualifiquei (Blumenau): solução para a gestão de performance e qualificação de fornecedores.
SEGIM (Brusque): SaaS específico para imobiliárias que faz o controle de todas as operações.
Turma Florianópolis
Administrar Online (Florianópolis): serviços de terceirização das tarefas financeiras para micro e pequenas Empresas.
ceCosmos (Florianópolis): maneira mais lucrativa de realizar uma formulação na indústria química, sem precisar reduzir os custos com base na tentativa e erro.
Colecao.Moda (Florianópolis): auxilia e organiza o fluxo de peças a serem produzidas por uma confecção.
Dooile (Florianópolis): desenvolve soluções IoT (de hardware e software) para o monitoramento em tempo real de variáveis ambientais.
ENLIZT (Florianópolis): facilita a divulgação de vagas, torna eficiente a gestão de recrutamento e traz eficiência nas contratações.
Ochain (Florianópolis): combate à falsificação de produtos, oferecendo selos de originalidade para serem inseridos neles.
GETMORE (Florianópolis): startup de tecnologia e soluções em fidelização e incentivos com foco em clientes B2B.
Hauseful (Florianópolis): ajuda empresas do ramo imobiliário a se tornarem digitais e expandirem seus negócios diminuindo a necessidade de estrutura física e contratação de novos funcionários.
I Do Code (Florianópolis): empresa de educação tecnológica para crianças e jovens.
NanoScoping (Florianópolis): startup que desenvolve e comercializa ativos nanoencapsulados de alta performance para o setor veterinário.
Nitronews (Florianópolis): plataforma de email marketing gamificada com plano gratuito.
OMD (Florianópolis): especializada no segmento de ouvidorias. Seu principal produto é um software para gestão das manifestações de clientes.
OMNIHUNTER (Florianópolis): ajudam bancos e seguradoras a reduzirem prejuízos com inadimplências, fraudes, furtos e roubos de veículos, por meio de uma plataforma colaborativa.
Portabilis (Içara): negócio de impacto social, que tem como objetivo potencializar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social através do uso de tecnologia.
PowerHub (Florianópolis): plataforma que ajuda empresas a conhecerem seu perfil de consumo de energia, desvendarem potenciais de economia e a controlar melhor os seus gastos.
Smart Tour Brasil (Florianópolis): atua na implantação de Rotas Turísticas Inteligentes com uso de IoT através de beacons.
WiZED (Criciúma): plataforma de venda de ingressos para quase todos os tipos de eventos com gerenciamento financeiro e banco de dados dos compradores.
WoodSpoon (Florianópolis): envia semanalmente um kit com ingredientes frescos e na porção correta para o preparo de receitas práticas durante a semana.
BSuite (Florianópolis): inteligência de negócios em nuvem, 100% integrada ao ERP. Tem o objetivo de centralizar toda a gestão de performance de uma empresa num único lugar.
Vincet (Florianópolis): faz análise preditiva de dívidas com a união e prescreve formas de solução com base na legislação vigente.