A liderança criativa

Fonte: HSM

Célia Marcondes Ferraz explica o conceito e destaca o líder criativo tem espaço em todas as empresas no contexto atual

A liderança criativa foi pensada para a chamada “indústria criativa”, representada por empresas cujo sucesso depende essencialmente da criatividade dos profissionais que nela trabalham. Em geral, os líderes dessas empresas vieram do terreno e dificilmente são administradores.

A ideia do modelo de liderança criativa é não perder de vista o talento desses profissionais, mas associá-lo a elementos que garantam maior competitividade ou liderança do mercado. Pensada originalmente para a “indústria criativa”, a liderança criativa pode se estender a todas as empresas, pois hoje o talento humano é a principal matéria-prima do sucesso.

Em primeiro lugar, é preciso ter como ponto de partida a perfeita compreensão das escolhas estratégicas da empresa por todos os líderes. As perguntas clássicas certamente são conhecidas da alta administração:

•    Qual é o nosso vetor de competição?
•    Qual o posicionamento mercadológico escolhido?
•    Quais são os nossos diferenciais hoje e o que falta para sermos mais competitivos no futuro?

Se você acha que não é necessário que todos saibam as respostas, se engana, pois é no nível intermediário que a empresa acontece. Porém, a estratégia ocorre num contexto permeado pela cultura da empresa, missão e valores que devem ser incorporados ao modelo.

Para terminar, certamente os princípios da liderança criativa chegam às pessoas, mostrando que as qualidades exigidas do líder variam em função da estratégia de competição. Não quer dizer que haja algum caso que possa prescindir de respeito, diálogo, acompanhamento, avaliação justa, etc. Entretanto, mais uma vez, princípios gerais não são suficientes.

Estratégia, cultura e pessoas de forma integrada: liderança criativa.

Célia Marcondes Ferraz é diretora de Educação Executiva da ESPM

Viviany Pfleger – Fundadora e editora do Blog Empreende Floripa
Viviany é empreendedora, administradora (CRA/SC), analista de negócio de TI, pós-graduada (especialização) em sistemas de planejamento e gestão empresarial pela UFSC.
Recentemente selecionada como fundadora do Google Business Group Florianópolis, atua profissionalmente desde 2002 no mercado de Florianópolis, tem experiência em processos organizacionais, gestão da qualidade, criação de produtos e planejamento estratégico de projetos e negócios, gosta de empreender, gosta do impacto que isto pode causar, da sensação de um sonho realizado e de ver as coisas conectadas.

Compartilhe essa notícia:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias