ACATE vai ao Web Summit com objetivo de potencializar parcerias para a internacionalização das empresas catarinenses

Representantes da Associação viram na conferência uma oportunidade para estimular propostas de internacionalização de empreendedores de SC em países da América do Norte e Europa

Entre os dias 1 e 4 de maio, representantes da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) foram ao Rio de Janeiro para acompanhar a 13ª edição do Web Summit, com o objetivo de estreitar laços com parceiros para a internacionalização de empresas e também, divulgar o ecossistema catarinense, por meio do Startup Summit, evento que será realizado em agosto em parceria com o SEBRAE/SC.  Em sua primeira edição em uma cidade latino-americana, o Web Summit é a maior conferência de inovação do mundo, e promove discussões sobre novas tecnologias, com temas como finanças, negócios e empreendedorismo. O caráter internacional é um dos diferenciais do evento e, para o vice-presidente de Marketing da Associação Catarinense, Walmoli Gerber Jr, a possibilidade de estabelecer conexões com consulados de diferentes partes do mundo é um dos destaques do encontro.

“Pleiteamos posições da ACATE em diversos países e já temos espaço para que o empreendedor catarinense possa trabalhar em hubs no Canadá, nos Estados Unidos e na Estônia. No Canadá, conseguimos espaço em uma das 5 melhores aceleradoras do mundo. Ou seja, vamos levar empresas do MIDITEC, uma das melhores incubadoras do mundo, para uma das melhores aceleradoras do mundo no Canadá”, afirma o Vice Presidente .“Aqui, há muitas empresas mundiais e multinacionais, o que cria um ambiente propício para esse tipo de troca, que é muito importante para as empresas de Santa Catarina”, complementa.

O Vice-presidente de internacionalização da ACATE, Henrique Bilbao, que reside no Canadá, veio ao Brasil especialmente para acompanhar o Web Summit Rio e fortalecer as parcerias da entidade com o intuito de ampliar as fronteiras das empresas de tecnologia catarinenses. “ A conexão global é o elo que faltava para permitir um novo salto ao ecossistema catarinense. Estamos organizando duas missões de intercâmbio com o Canadá: uma delegação de empresas associadas à ACATE, que partirá  no final do mês de junho, de Santa Catarina com destino ao país norte americano e em agosto, empreendedores canadenses virão ao Brasil para participar do Startup Summit.

Outro foco da participação, segundo o vice-presidente, está sendo a divulgação do Startup Summit 2023, um dos maiores eventos do ecossistema de inovação e empreendedorismo do Brasil, que é realizado pela ACATE e pelo Sebrae. “Estamos nos preparando para o maior Startup Summit da nossa história, então aproveitamos tanto para divulgar esse encontro, como para aprender como é possível melhorar a experiência dos participantes em um evento de grande porte”, explica Walmoli.

Para o Diretor de Inovação e Novos Negócios, Silvio Kotujansky, a presença massiva de empresas do ecossistema catarinense de inovação chamou a atenção ao longo do evento. “Muitas pessoas e empresas do nosso ecossistema estão aqui expondo e compartilhando suas experiências, o que nos enche de orgulho”, comemora. Para o VP, outros destaques são o foco nos temas diversidade e colaboração, e as palestras que repercutem temas como inteligência artificial, ChatGPT e blockchain. 

Destaques para o ecossistema de empreendedorismo inovador

O vice-presidente de Relacionamento, Diego Ramos, também ressaltou  a inteligência artificial como um dos principais tópicos de discussão do Web Summit. “Poder acompanhar palestras com executivos de empresas como a Microsoft, que está à frente dessa corrida da IA é um grande diferencial para quem participa. A presidente da empresa no Brasil falou sobre como a inteligência artificial é uma oportunidade para recuperarmos o atraso de produtividade no país”, compartilha. 

Porém, para Diego, a principal lição do evento é sobre como os ecossistemas de inovação se beneficiam de grandes encontros de tecnologia. “Iniciativas como o Web Summit ajudam a impulsionar a atração de investimentos, geração de novos negócios especialmente para as empresas locais e as startups que se valorizam. Sem contar que o setor turístico da cidade-sede também é altamente beneficiado. Todos ganham”, finaliza.

Compartilhe essa notícia:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias