Especialista do DOT Digital Group explica como pílulas de conteúdo via aplicativo de mensagens podem ser estratégicos para empresas no ano que vem
Método de aprendizado por meio de um conteúdos breves, direcionados e concisos: esse é o formato do microlearning, apontado pelo DOT Digital Group como uma das abordagens que estará no centro das tendências para o ambiente de trabalho em 2022. A novidade não é a prática em si, mas a forma como ela pode ser aplicada. Especialistas do grupo catarinense apontam que, para o ano que vem, o desenvolvimento de cursos por aplicativos como WhatsApp poderá ser um grande diferencial para as empresas.
“Destacamos o microlearning como uma tendência para o ano que vem especialmente pela sua possibilidade de alcance e praticidade de consumo”, contextualiza a especialista em edtech do DOT, Fernanda Gaona. A especialista aponta que estão ganhando força os conteúdos sintetizados e fragmentados, que podem ser consumidos de forma mais rápida.
O DOT Digital Group foi pioneiro no desenvolvimento de cursos via aplicativo de mensagens no país. Seu principal case foi junto ao Sebrae-SP. Em parceria com a entidade, a empresa desenvolveu capacitações que funcionam inteiramente por WhatsApp e, entre outubro de 2020 e abril de 2021, teve mais de 27 mil inscrições. Mais recentemente, desenvolveu treinamentos pelo app para profissionais do campo, em parceria com o braço agro da multinacional Bayer.
Outro ponto levantado pela especialista sobre porque a aplicação do microlearning é uma das principais tendências para o ano que vem está relacionado ao estilo de trabalho de um novo grupo de profissionais, o da Geração Z — nascidos entre entre o fim da década de 1990 e 2010.
“Especialistas em educação corporativa que atuam no DOT elaboraram um material sobre as diferentes formas de aprendizado de cada geração, e o que pudemos destacar sobre os Gen Z é que eles consomem informações principalmente via smartphones, preferem conteúdos em áudio e visuais, são multifocais e convergem em diferentes plataformas. Todas essas características fazem com que o estilo de produção de conteúdo em pílulas de conhecimento seja muito útil para esses profissionais”, explica.
Além dos novos formatos para o microlearning, a especialista apontou outras três tendências em educação corporativa para 2022.
- Social learning
Aprendizagem social, ou social learning, é o modo de comunicação e aprendizado entre as pessoas. O modelo tem se tornado cada dia mais frequente no ambiente corporativo, em que as pessoas repassam seu conhecimento para os colegas de trabalho, seja por bate-papos, fóruns, reuniões e até mesmo em momentos destinados à troca de conhecimentos.
Fernanda Gaona conta que o próprio DOT usa dessa abordagem no dia a dia por meio de um projeto que incentiva a troca de conhecimento entre os colaboradores. Além da vivência no dia a dia, ela aponta que as redes sociais têm sido grandes aliadas na disseminação desse modelo de aprendizado.
“O ponto de destaque do social learning é a possibilidade de compartilhar conhecimentos e experiências. O mais relevante é a interação”, explica.
- Gamificação e aprendizagem imersiva
Outra tendência apontada pela especialista é o uso de componentes ou elementos de jogos (gamificação) e de ambientes aumentados, simulados ou puramente artificiais (aprendizagem imersiva) como técnica de capacitação. Segundo ela, a integração da gamificação com técnicas de immersive learning, como realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), deverá ser ainda mais fomentada em 2022
“A pandemia evidenciou o potencial do uso de tecnologias imersivas em diversos segmentos — a educação foi um deles. Elas são definidas para aumentar ainda mais as abordagens de design instrucional prático”.
- Mobile learning
Um estudo global do App Annie Intelligence revelou que os brasileiros são os que passam mais tempo utilizando aplicativos de celular, ficando em média, 5,4 horas por dia conectados. A partir desse acompanhamento, a equipe do DOT percebeu que a área de educação poderia ser beneficiada com o aumento dos dispositivos mobile.
“Além do uso crescente de dispositivos móveis, vemos que a liberdade e a conveniência de aprender a qualquer hora e em qualquer lugar tem contribuído muito para o crescimento do mobile learning“, pontua a especialista.
Sobre o DOT: O DOT Digital Group é uma empresa de educação digital, com 70% de seus negócios voltados para o mercado corporativo. A empresa desenvolve projetos, plataformas, ferramentas e conteúdos de qualificação profissional e ensino a distância que integram tecnologias inovadoras (gamification, realidade virtual, realidade aumentada e games). O diferencial do grupo é oferecer soluções de ponta a ponta: do diagnóstico do problema até o desenvolvimento de tecnologias educacionais e a captação, retenção e suporte aos alunos. Em seus 25 anos de atuação, já capacitou mais de 10 milhões de pessoas. Atualmente tem cerca de 350 funcionários, que trabalham em home office. Sua sede fica em Florianópolis (SC) e também atua em São Paulo, Brasília, Lisboa (Portugal) e Boston (EUA).