Conheça 4 Dicas para qualificação de fornecedores


O processo de qualificação de fornecedores é fundamental para garantir a qualidade da matéria-prima adquirida para o produto a ser fabricado ou da contratação do prestador de serviço. Aqui são listadas 4 dicas principais a serem observadas nesta atividade.

1 – Certificação da Qualidade
Garantir que os fornecedores possuem alguma certificação passa a ser um requisito básico para novas compras. Além disto, é necessário observar o escopo do certificado, para garantir que o produto em homologação está dentro do escopo certificado. A normativa mais comum é a ISO9001, porém conforme a característica do seu negócio existe outras variadas certificações no mercado, que visam garantir o processo de qualidade.

2 – Autoavaliação de fornecedores
Conforme o segmento da sua empresa, você pode determinar critérios principais para avaliar o seu fornecedor. Isto pode ser realizado através de um formulário com pontuação que gere uma nota para este fornecedor.

3 – Informações do produto ou serviço
Solicitar as especificações do produto de forma detalhada é essencial para confirmar as características do que será fornecido. Para prestação de serviços é necessário elaborar um contrato sempre que possível, para garantir tudo que foi acordado entre as partes.

4 – Dados legais da empresa
Durante o processo de qualificação é muito importante solicitar alguns documentos legais da empresa para verificar a sua regularização. Costuma-se solicitar cartão CNPJ, cadastro do ICMS, alvará de funcionamento, alvará dos bombeiros, e licença ambiental quando aplicável.

Além destes tipos de critérios, a empresa pode documentar o seu processo de qualificação de fornecedores através da elaboração de um procedimento (POP), com a informação de todas as atividades e regras estabelecidas para a aprovação de um fornecedor ou prestador de serviços.

Compartilhe essa notícia:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias