Conheça os atributos e competências dos empreendedores de sucesso

Uma das questões mais discutidas a respeito dos empreendedores é se estes já nascem com características específicas para empreender, se podem se tornar empreendedores a partir do seu desenvolvimento pessoal e profissional, ou ainda, serem influenciados pelo meio em que vivem. Seja como for, para um empreendimento ter sucesso, pouco importa a origem desse comportamento, mas sim, o fato de o empreendedor desenvolver e aprimorar constantemente as características que contribuem, comprovadamente, com o sucesso do seu negócio.

O EMPRETEC, maior programa de formação empreendedora do mundo, estabelece dez atributos como essenciais ao comportamento do empreendedor:

Busca de Oportunidade e Iniciativa: Fazer as coisas antes de ser solicitado, ou antes de ser forçado pelas circunstâncias. Agir para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços. Aproveitar oportunidades fora do comum para começar um novo negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

Correr Riscos Calculados: Avaliar alternativas e calcular riscos deliberadamente. Agir para reduzir os riscos ou controlar os resultados. Colocar-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

Exigência de Qualidade e Eficiência: Encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato. Agir de maneira a fazer as coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. Desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente definidos.

Persistência: Agir diante de um obstáculo significativo. Agir repetidamente ou mudar de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. Fazer um sacrifício pessoal e dispender um esforço extraordinário para completar um tarefa.

Comprometimento: Atribuir a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos e fracassos e assumir a responsabilidade pessoal pelos resultados obtidos. Colaborar com os empregados ou colocar-se no lugar deles. Esforçar-se para manter os clientes satisfeitos e colocar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

Busca de informações: Dedicar-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. Investigar pessoalmente como fabricar um produto ou proporcionar um serviço. Consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

Estabelecimento de Metas: Estabelecer metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal. Ter visão de longo prazo, clara e específica. Estabelecer objetivos de curto prazo, e mensuráveis.

Planejamento e Monitoramento Sistemático: Planejar dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. Revisar constantemente seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais. Manter registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões.

Persuasão e Rede de Contatos: Utilizar estratégias deliberadas para influenciar pessoas ou persuadir os outros. Utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos. Agir para desenvolver e manter relações comerciais.

Independência e Auto Confiança: Buscar autonomia em relação a normas e controle de outros. Manter seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores. Expressar confiança na sua capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio. Além dos atributos citados, o empreendedor deve desenvolver três tipos de competências necessárias para a gestão do negócio: técnicas, estratégicas e comportamentais.

  • Técnicas: Competências que fazem parte da atividade operacional de seu negócio: produção, processos, controles das finanças e dos materiais, vendas e distribuição, enfim, todos os aspectos práticos do dia-a-dia.
  • Estratégicas: São competências referentes à sua visão sobre o mercado e tendências e sobre as mudanças que impactam seu negócio. Diz respeito à forma como você explora as informações disponíveis no mercado sobre associativismo, análise e planejamento, gestão de pessoas, marketing e outros conhecimentos. Tem a ver com o modo como você pensa sobre seu negócio.
  • Comportamentais: Competências que facilitam seu relacionamento com outros empreendimentos, com fornecedores e clientes. É a maneira de empreender, negociar e liderar pessoas e equipes. Essas competências estão ligadas à sua forma de ser e de interagir. Enfim, fazem parte de sua postura diante dos negócios e de seu comportamento como empreendedor.

Percebemos, ao analisar as características citadas, que o possuidor de todas elas é alguém muito especial, difícil de encontrar. Desta forma, estas características não são um limitante para a atuação empreendedora, caso o empreendedor não possua ou tenha deficiência em alguma característica. E tê-las, não garante que uma pessoa será bem-sucedida como empreendedora.

O importante é sabermos que tais características podem ser desenvolvidas por todos, e tendo desenvolvido o autoconhecimento, conhecendo o setor de atuação e as características necessárias, é possível construir complementariedades, buscando outros que tenham as qualidades que faltam, ou seja, o empreendedor pode atrair colaboradores ou parceiros que possam contribuir para a composição de um conjunto empreendedor.

Philippe dos Anjos – colaborador voluntário no Blog Empreende Floripa
Philippe dos Anjos é sócio-diretor executivo da Novos Negócios SS Ltda, formado em Gestão de Negócios, especialista em Gestão Empresarial, e atua com o desenvolvimento de novos negócios (consultoria ou iniciativa própria), e com formação empreendedora.

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