Empreendedores precisam estar preparados para a sustentabilidade

Por Ana Cristina Dib – Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Doutora em administração e coordenadora técnica do Programa de Responsabilidade Social no Varejo da Fundação Getúlio Getulio Vargas (FGV), Roberta Cardoso é uma das defensoras de práticas sustentáveis pelas empresas varejistas.

Em entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a doutora diz que nos próximos anos a tendência é ocorrer uma conscientização dos consumidores, que estarão em busca de produtos e serviços que não agridem o meio ambiente. “A mudança vai acontecer gradualmente e os empreendedores precisam estar preparados para elas”.

::: Que dicas você dá para empresas que querem ser sustentáveis e não sabem por onde começar?
É interessante começar pelo público interno. Explicar para os funcionários o que é sustentabilidade, dizer que a questão vai além de cuidar do meio ambiente, ensinar formas de ser mais sustentável na vida pessoal e dentro da empresa. Feito isso, pode-se começar a desenvolver alguns projetos como, por exemplo, coleta pós-consumo e reciclagem. Dar oportunidade a fornecedores locais para gerar renda local e diminuir a emissão de Co2 também é um bom início.

::: A sociedade atual é muito consumista e a sustentabilidade prega consumir apenas o necessário. Como vai se dar essa mudança de comportamento e de escolha da população?
O estilo de vida das pessoas vai mudar e a legislação será precisa e eficiente. Na verdade, certos abusos vão começar a ficar caros. A taxa do lixo aplicada em São Paulo é uma tendência, medidor individual de água nos prédios é outra. Desperdiçar recursos vai sair caro porque tem um impacto muito grande. As pessoas vão ter que reduzir ou modificar a forma de consumo. Não há outra saída.

::: Não corre o risco das empresas terem seus lucros diminuídos?
Não. O que vai acontecer é uma mudança na forma de consumo. Vamos consumir mais serviços. Muitos produtos vão ser de propriedade das empresas e terão vida útil maior. O site Susteintable Everyday apresenta algumas soluções interessantes.

::: Produtos sustentáveis são mais caros?
Às vezes sim, mas esses produtos estão se tornando mais populares e isso diminui o preço. Os orgânicos, por exemplo, estão barateando. É importante que ocorra a popularização dos produtos para que a massa tenha acesso e a sustentabilidade do planeta se torne viável. Caso contrário, não funciona.

::: Tem alguma empresa no Brasil com práticas de sustentabilidade admiráveis?
O WalMart implementou ações inovadoras e coerentes. A empresa montou um comitê para revistar e monitorar se as práticas sustentáveis têm sido cumpridas e há metas de percentual de produtos sustentáveis dentro de cada linha. Etiquetas informam o grau de sustentabilidade de cada produto. Além disso, eles desenvolveram cooperativas nas regiões aonde atuam e têm mobilizado os fornecedores. É um projeto muito sério, mas não é o único. Várias medidas em paralelo têem sido feitas por empresas de todos os portes.

É isto, sustentabilidade não é um assunto tão complicado. Existem ações simples que podem ser aplicadas no dia-a-dia de uma empresa; seja ela grande ou pequena.

Viviany Pfleger – Fundadora e editora do Blog Empreende Floripa
Viviany é Empreendedora, administradora (CRA/SC) especialista em sistemas de planejamento e gestão empresarial pela UFSC, e analista de negócios/requisitos de produto de TI. Com atuação profissional desde 2002 no mercado de Florianópolis, tem experiência em processos organizacionais, gestão da qualidade, criação de produtos e planejamento estratégico de projetos e negócios. Idealizadora e fundadora do projeto Empreende Floripa desde 2010, gosta de empreender, gosta do impacto que isto pode causar, da sensação de um sonho realizado e de ver as coisas conectadas.

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