Empreender é construir. O que você está construindo?

por Carlos Faccina – Época Negócios.

Diferente do sentido que encontro no dicionário (que destaca a decisão de realização e classifica a tarefa como trabalhosa), para mim empreender é construir. E aí me agrada o sentido de “criar (algo), juntando materiais variados em determinada forma, seguindo determinado projeto”. Fazemos isso na empresa em que trabalhamos ou em um novo negócio que criamos.

Todas derivações de ‘construir’ tiradas do dicionário Houaiss me agradam também: erguer com materiais duradouros, edificar, fabricar, produzir e ocupar espaço. Ou por derivação, fazer um trabalho de criação mental, elaborar, formar passo a passo, de degrau em degrau, preparar ou inventar.

Se empreender é construir, precisamos de uma base, de estudo, de projeto, de planejamento, de materiais, de formação e execução. Daí também tiramos a importância de analisar a adequação do projeto e avaliar as condições de sustentabilidade em interação com o meio ambiente (natural, social e de negócios).

Se empreender é construir, a decisão nasce bem antes do ato de ‘empreender’ (no sentido de tomar a decisão para realizar a tarefa empreendedora). Nasce agora, enquanto você estuda e realiza sua formação profissional, durante sua carreira com carteira assinada, nos seus relacionamentos cotidianos, nos projetos que desenvolve e nas entidades que frequenta.

O comportamento dos empresários brasileiros mudou. Atualmente, os donos de micro e pequenas empresas estão buscando conhecimento para iniciar e gerenciar negócios. Quanto mais informação, mais competitiva será a empresa. Isso é o que mostra a Pesquisa internacional Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – veja link abaixo.

Essa visão de preparação para a construção nos ajuda a ver a o comportamento empreendedor no cotidiano. As empresas, cada vez mais, esperam profissionais empreendedores. Nesse caso, o que você está construindo?

Pense as seguintes questões seja na construção de sua carreira dentro da empresa, seja para abrir um novo negócio:

Como, pessoalmente, está planejando o desenvolvimento dessa carreira? Não esqueça que o departamento de treinamento e desenvolvimento da empresa não é responsável pelo seu desenvolvimento, mas você mesmo é o agente desse processo.

Cuidou de preparar a base? Bons empreendimentos não nascem apenas da coragem, da iniciativa e das boas intenções.

Já tem um projeto? Vai começar pelo telhado, pela janela ou pelas fundações? Em qual estágio desse projeto você está?

Quais são os pilares dessa construção? O material é firme e de boa qualidade?

Analisou o ambiente? Quais são as oportunidades e os riscos? O projeto se sustenta no longo prazo? Como está a sua rede de relacionamento?

Quando vai lançar seu projeto? Decidir envolve riscos, exposição e reação. Não espere que o mundo vá te abrir passagem. esteja preparado para ganhar e perder batalhas, mas fique de olho na realização do objetivo maior.

A carreira é uma escolha previsivelmente irracional?, não se esqueça “quantas vezes você achou que tomou a decisão certa, mas sem ter uma base racional para saber se de fato estava certo? Entender como somos previsivelmente irracionais é o ponto de partida para melhorar nossas decisões e mudar nossas vidas para melhor, nos ensina o economista e psicólogo americano Dan Ariely.

Viviany Pfleger – Fundadora e editora do Blog Empreende Floripa
Viviany é Empreendedora, administradora (CRA/SC) especialista em sistemas de planejamento e gestão empresarial pela UFSC, e analista de negócios/requisitos de produto de TI. Com atuação profissional desde 2002 no mercado de Florianópolis, tem experiência em processos organizacionais, gestão da qualidade, criação de produtos e planejamento estratégico de projetos e negócios. Idealizadora e fundadora do projeto Empreende Floripa desde 2010, gosta de empreender, gosta do impacto que isto pode causar, da sensação de um sonho realizado e de ver as coisas conectadas.

Compartilhe essa notícia:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias