Desde 2016, Involves já apoiou mais de 80 iniciativas por meio de Política de Investimento Social estruturada e realizou, em junho, seu primeiro edital fechado
Com o apoio a causas sociais em seu DNA e mais de 80 projetos beneficiados ao longo de sua história, a Involves, empresa de tecnologia desenvolvedora de um software para gestão de trade marketing, realizou no último mês de junho seu primeiro edital para seleção de projetos. A iniciativa é do Fundo Social da Involves e, após passar pela banca avaliadora, foram selecionados cinco projetos de Florianópolis: ADEH, Projeto TETO, Einstein Pré-vestibulares, Beatles Pela Vida e Nohs SOMOS.
O Fundo faz parte da Política de Investimento Social da empresa e tem como objetivo tentar amenizar ou solucionar problemas socioambientais, apoiando iniciativas que desenvolvam mecanismos de proteção para minimizar essas desigualdades. É dessa forma que a Involves e os Involvidos (como são chamados os colaboradores da empresa) contribuem para a busca por uma sociedade mais igualitária, que garanta direitos básicos como educação, saúde e segurança.
Para Vinicius dos Santos, guardião de cultura na Involves, a ideia do fundo é dar um retorno à sociedade a partir do que a empresa extrai dela. “Capital, força de trabalho e conhecimento acadêmico são os principais bens que a sociedade nos oferece. Por meio de um fundo social, tentamos dar um retorno ao preencher lacunas que o governo e a sociedade deixam, passando por saúde, educação, diversidade, consumo consciente e até projetos ligados ao meio ambiente tentando, assim, fazer a nossa parte para resolver problemas sociais”, explica Vinicius.
O apoio financeiro aos projetos se dá no modelo 1 for 1, ou seja, a cada licença vendida do software, R$ 1,00 é destinado ao Fundo. Esse valor é calculado e revertido aos projetos trimestralmente e a novidade deste ano é a metodologia de escolha dos projetos. “Desde 2016, a Involves faz investimento social de forma organizada. De acordo com a estimativa dos 80 projetos, já foram impactadas mais de 80 mil vidas! A diferença é que a escolha dos projetos era de forma orgânica e não existiam critérios estabelecidos além da obrigatoriedade de ter uma conexão com o nosso propósito”, acrescenta Vinicius.
Seguindo a nova metodologia para distribuir os recursos, o edital de seleção de junho estabeleceu que seriam pré-selecionados projetos que tivessem foco de atuação nas categorias de Diversidade (que inclui atuação em qualificação profissional, educação tecnológica, educação cultural, igualdade de gênero e inclusão), Consumo Consciente (reciclagem, educação ambiental, preservação e reflorestamento) e Urgências Sociais (com foco em geração de trabalho e renda, criação de novos negócios e tecnologias sociais, apoio ao ecossistema de startups, esporte, cultura, saúde e urgências sociais). “Para o próximo trimestre, estamos estudando a possibilidade de fazer um edital aberto, onde o grande público possa enviar suas propostas de projetos. Além dos editais, somos apoiadores institucionais também do Route e do ICOM”, finaliza.
Conheça mais sobre os projetos aprovados:
ADEH – Situada no Centro de Florianópolis-SC, a ADEH trabalha em prol da efetivação dos Direitos Humanos, com enfoque na cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. É uma ONG de combate às opressões e violências, que oferece serviços de acolhimento, assessoria jurídica e acompanhamento psicológico. Além disso, seu espaço é aberto a todos que querem conhecer a instituição, com atividades de Arte e Cultura.
Projeto TETO – TETO é uma organização que atua em 19 países da América Latina, que busca superar a pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários e voluntárias.
Einstein Pré-vestibulares – O EINSTEIN FLORIPA VESTIBULARES é um curso pré-vestibular gratuito sem fins lucrativos voltado para pessoas de baixa renda da região da Grande Florianópolis.
Beatles Pela Vida – É um evento realizado em parceria com a Escola de Música Rafael Bastos desde 2016 para arrecadar fundos para o AJAS-CEPON.
Nohs SOMOS – Um negócio social que surge com o propósito de promover a segurança, prevenção e assistência às pessoas LGBTI, com base na integração de uma rede de apoio mútuo entre os membros da comunidade e amigos.