Empresários elegem 10 livros essenciais para quem está começando um negócio

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos por falta de gestão eficiente. Neste dia do livro, confira dicas de leitura para empreender

Mesmo com um cenário econômico instável, o Brasil vem quebrando recorde na abertura de novas empresas: cerca de 2,1 milhões de pequenos negócios foram abertos no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. O estudo também mostra que a categoria de Microempreendedor Individual (MEI) contempla a maior parte dos registros. 

De acordo com dados do Simei, existem hoje cerca de 12.958.345 mil empresas desse porte, considerando todas as Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAE). O recorde sucessivo coincide com os esforços de estados brasileiros em facilitar e agilizar o cadastro de CNPJs, segundo relatório do Ministério da Economia. Mas, apesar da abertura de novos negócios bater recorde, a estimativa é de que 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos, segundo o IBGE. O estudo aponta que o principal motivo é a falta de gestão eficiente.

Por isso, neste dia do livro, empresários indicam leituras como fonte de aprendizado para inspirar os novos empreendedores brasileiros em sua jornada. Confira:

  • Nome do livro: “O Lado Difícil das Situações Difíceis (The Hard Thing About Hard Things)”, de Ben Horowitz
  • Por que ele é importante para o empreendedor? “Essencial para quem está iniciando um negócio, o livro foca em ensinamentos para pilares chave do empreendedorismo: liderança, cultura e gestão de pessoas. A obra foca bastante na importância de instaurar uma cultura de compartilhamento e como isso se traduz para uma comunicação eficiente. Através dos capítulos, o empreendedor vai aprender como falar com seu time, construir confiança e determinar as prioridades do negócio. ”
  • Quem indicou: Guilherme Reitz, CEO e co-fundador da Yungas
  • Nome do livro: “O poder de pensar fora da caixa: As lições de 8 executivos que superaram problemas aparentemente insolúveis”, de William Thorndike
  • Por que ele é importante para o empreendedor?  “O livro de William Thorndike apresenta diversas estratégias de gestão pouco convencionais executadas por oito CEOs, mas que geraram muito valor para seus respectivos mercados. Além disso, a obra ressalta a importância de alocar corretamente o capital da empresa e como promover seu crescimento exponencial a curto, médio e longo prazo. Ler esse tipo de experiência me ajudou a visualizar mais opções de investimento e novos caminhos estratégicos para minha empresa.”
  • Quem indicou: Stephano Maciel, CEO da fintech FacilitaPay
  • Nome do livro: “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, de Carol S. Dweck
  • Por que ele é importante para o empreendedor? “A atitude mental com que encaramos a vida, a qual a autora chama de ‘mindset’, é crucial para o sucesso. O livro revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos, sendo um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado”.
  • Quem indicou: Wagner Muller, CEO da Compufour Zucchetti
  • Nome do livro: “A Arte do começo”, de Guy Kawasaki
  • Por que ele é importante para o empreendedor? “O livro tem uma proposta muito eficiente, com dicas para todas as etapas de uma startup ou um projeto. Aborda temas como recrutamento e finanças, ao mesmo tempo em que consegue convergir tudo isso com a ideia do empreendedor.”
  • Quem indicou: Felipe Santiago, CEO da CashWay
  • Nome do livro: “Ponte para a inovação”, de Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio
  • Por que ele é importante para o empreendedor? “Entendo que o mundo de startups e empresas de tecnologia, além do ambiente no qual estamos inseridos, faz toda a diferença. Compartilhamento, em todos os sentidos, faz com que os empreendedores tenham tração e velocidade para crescer.”
  • Quem indicou: Jonatan da Costa, CEO da Área Central
  • Nome do livro: “Blitzscaling: o caminho vertiginoso para construir negócios extremamente valiosos”, de Reid Hoffman e Chris Yeh
  • Por que ele é importante para o empreendedor? “O livro, escrito pelo cofundador do Linkedin Reid Hoffman, fala sobre abrir mão da eficiência em virtude do crescimento. Mas, o grande segredo que o autor traz é fazer o empreendedor pensar em crescimento, mas sem cair na armadilha de que não precisa ter um negócio eficiente, achando que pode fazer tudo a todo custo. A obra faz várias provocações sobre crescimento de negócios, por isso, ele é fundamental para quem pensa em ter uma grande empresa.”   
  • Quem indicou: Pedro Judacheski, CEO e sócio fundador da Delivery Much
  • Nome do livro: “Brasil: Paraíso restaurável”, de Jorge Caldeira, Julia M. Sekula e Luana Schabib

Por que ele é importante para o empreendedor? “A tese central do livro é que o Brasil tem recursos naturais inigualáveis, um dos consumos energéticos mais limpos do mundo e, portanto, condições de assumir posição de destaque na próxima fase do desenvolvimento global ambientalmente responsável. É super importante entendermos o momento atual, em que empresas de todos os tamanhos estão atentas à onda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Mas, sobretudo, o livro é importante para empreendedores, porque ajuda a entender o Brasil. Bem editado, cheio de referências, fotos e principalmente dados, é dos raros livros que trafega entre biblioteca e mesa de centro da sala sem a menor dificuldade.”

  • Nome do livro: “O mindset da inovação: A jornada do sucesso para potencializar o crescimento da sua empresa”, de Guilherme Horn.
  • Por que ele é importante para o empreendedor? “Empreendedorismo e inovação andam lado a lado. Escrito pelo Diretor de Estratégia e Inovação no Banco BV, o livro discute brilhantemente como colocar em prática a cultura inovadora a fim de alavancar o crescimento das organizações. É uma leitura fundamental para quem empreende e deseja se destacar no mercado.”
  • Quem indicou: André Mello, CEO da RTM.
  • Nome do livro: “A venda desafiadora: Assumindo o controle da conversa com o cliente”, de Matthew Dixon e Brent Adamson 
  • Por que ele é importante para o empreendedor?  “O livro é uma leitura essencial porque uma equipe de vendas de alta-performance é um dos pilares que suportam as empresas B2B de maior sucesso. A obra apresenta o perfil de vendedor Challenger (desafiador). Esse perfil tende a ter mais sucesso porque assume o controle do processo comercial. Em seguida, os autores indicam maneiras de identificar e desenvolver esse modelo no restante da equipe de vendas de modo a promover o crescimento da organização.”
  • Quem indicou: Thiago de Assis, CEO da Stoque
  • Nome do livro: “The Mamba Mentality: How I Play”, de Kobe Bryant
  • Por que ele é importante para o empreendedor?  “O empreendedorismo exige dedicação, aprendizado e compartilhamento, muitas vezes não nessa ordem. Na minha experiência como ex-atleta e há nove anos à frente da Eyemobile, a dedicação recente entre empreendedor e pai ainda não me permitiu ler por completo um dos livros que tenho em destaque na estante, que mostra exatamente essa tríade de requisitos para o sucesso de empresas e de carreiras em qualquer segmento. Escrito por Kobe Bryant, o livro conta a própria história do jogador de basquete norte-americano, que dedicou a vida ao desenvolvimento físico e mental para crescer no esporte. A forma como o atleta enfrentou desafios, superou os oponentes e construiu uma história de sucesso é uma grande inspiração e referência para qualquer pessoa que queira explorar o universo do empreendedorismo.”
  • Quem indicou: João Gustavo Pompeo, fundador e CEO da Eyemobile
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