Evento acontece durante o Startup Summit, terá representantes de 17 países da América Latina e Caribe e palestrantes de países como Egito, Costa Rica, Bélgica, USA, Suíça e Uruguai
Pela primeira vez, Florianópolis (SC) será sede do Fórum da Associação Latinoamericana de Exportadores de Serviços (ALES), um encontro internacional para impulsionar o setor de serviços, compartilhar conhecimento e gerar novas oportunidades de negócio entre países. O evento acontece no dia 26 de agosto, na véspera da abertura do Startup Summit, organizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pelo Sebrae Startups.
O Fórum da ALES, trazido ao Brasil com apoio da WTM e do ITH, por meio dos empresários Lisandro Vieira e Rodrigo Martins, que atuam na ALES e no Grupo Temático (GT) de Internacionalização da ACATE, reúne figuras de destaque dos setores público e privado para discutir estratégias e iniciativas que impulsionam a competitividade do setor de serviços globais, um dos mais dinâmicos e com crescimento mais rápido na região e no mundo.
A programação possibilita que os participantes explorem as últimas tendências, compartilhem experiências e construam uma rede de contatos profissionais com profissionais renomados da América Latina, do Caribe e de outras regiões. Nesta edição, o evento contará com palestrantes de países como Egito, Costa Rica, Bélgica, Suíça e Uruguai, por exemplo.
Javier Peña Capobianco, secretário geral da ALES, destaca a participação dos países e reforça a importância do Brasil sediar o fórum.
— É um marco extremamente importante, porque o Brasil é o principal exportador de serviços da região. Em termos absolutos, quase metade das exportações de serviços vêm do Brasil, então é um país muito importante — comenta.
Em um dos painéis, com participação de Lisandro Vieira e mediação de Rodrigo Martins, o tema do debate será “perspectivas técnicas: superando barreiras fiscais no comércio de serviços”, na no qual vai refletir sobre a reforma tributária no Brasil, além dos países em que o imposto de renda corporativo e o imposto sobre valor agregado (IVA) representam desafios significativos para as empresas envolvidas em serviços transfronteiriços. O bate-papo deve explorar como as barreiras tributárias impactam o desenvolvimento do setor e compartilhar ideias sobre como lidar com elas de forma eficaz.
Para Rodrigo, CEO do ITH e vice-diretor do GT Internacionalização da ACATE, trazer o Fórum Anual da ALES para o Brasil e realizá-lo durante o Startup Summit representa mais do que uma experiência inédita, mas a reafirmação do papel de Santa Catarina como um dos estados mais internacionalizados do país.
— Um território que inspira conexões globais e transforma inovação em oportunidades de negócios. Será um momento único, que vai debater políticas públicas e tendências do setor, além de aproximar nossos hubs e startups dos principais players da América Latina — analisa.
Ele conta que, em 2024, participou da edição na Guatemala e viu o potencial de negócios e os impactos das discussões, o que motivou Rodrigo e Lisandro a trazer o evento para o Brasil.
— Será um momento singular, no qual queremos inspirar empresas, ecossistemas e instituições a perceber que a internacionalização está ao alcance de todos e que a América Latina é um território fértil para cooperação e crescimento global — celebra.
Além da participação no Fórum da ALES, os convidados vão seguir em Florianópolis durante a semana para participar de diferentes atividades do Startup Summit e de outras agendas.