Com crescimento expressivo e parcerias estratégicas, certificação fortalece compromisso com o turismo sustentável no país
O Programa Green Key, uma das maiores certificações de sustentabilidade do mundo voltada para o setor de turismo, alcançou importantes marcas em 2024 no Brasil. O crescimento do programa no país foi impulsionado por parcerias estratégicas, como a estabelecida com a Accor, principal rede hoteleira do mundo, e também com certificações de hóteis das renomadas redes Marriott e Hyatt. Além disso, a adesão de diversos hotéis independentes, como o Bendito Cacau, em Campos do Jordão e o Hotel Unique em São Paulo à certificação, reforça a relevância da sustentabilidade para o setor e amplia a visibilidade do programa no país.
Em 2025, uma nova fase se inicia para o Green Key Brasil com a chegada de Fernanda Melo como nova coordenadora nacional do programa. Bióloga e pós-graduada em sustentabilidade pela PUC Paraná, Fernanda acumula 15 anos de experiência em ecoturismo no Pantanal, atuando nas áreas de lazer, promoção internacional e turismo especializado, além de ter sido gerente operacional do Refúgio Ecológico Caiman, uma prestigiada pousada de luxo no Mato Grosso do Sul. Nos últimos dois anos, atuou como auditora independente para o selo Green Key Brasil e, atualmente, assume a coordenação nacional.
Fernanda Melo substitui Leana Bernardi, que além de permanecer como coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, agora ocupa também o cargo de presidente do Instituto Ambientes em Rede (IAR), entidade responsável pela coordenação dos programas da Foundation for Environmental Education (FEE) no Brasil. Sobre essa nova fase, Fernanda comenta: “Assumir a coordenação nacional do Green Key no Brasil é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade única para ampliar o impacto da certificação no turismo sustentável do país. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais as parcerias estratégicas e expandir a rede de estabelecimentos comprometidos com as práticas ambientais responsáveis”, pontua.
“O crescimento do Green Key no Brasil reflete o esforço de todos os envolvidos na implementação de práticas mais sustentáveis no turismo. Com novas demandas e responsabilidades, precisamos de alguém com foco em promover esse programa. Tenho certeza de que, sob a liderança da Fernanda, o programa continuará avançando e contribuindo para um setor mais responsável e consciente”, afirma Leana Bernardi.
A certificação Green Key não é apenas um símbolo de compromisso ambiental, mas também um diferencial competitivo. Os estabelecimentos certificados implementam práticas como a redução no consumo de água e energia, o manejo responsável de resíduos e o engajamento de funcionários e hóspedes em ações sustentáveis. Isso gera impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para a experiência dos visitantes.
Com este avanço, o Green Key fortalece sua presença no Brasil e contribui para o posicionamento do país como referência em turismo sustentável. A adesão crescente de redes hoteleiras e empreendimentos independentes demonstra o interesse e a ação do setor para mitigar impactos ambientais e promover um turismo mais consciente.