Sabe o que as pessoas da imagem estão fazendo? Comprando produtos através de uma vitrine virtual. É através do seu aparelho digital que este novo modelo de negócio permite ao consumidor escolher o produto desejado na vitrine e comprá-lo imediatamente.
De acordo com a estratégia de marketing definida pela empresa, as vitrines virtuais podem ser utilizadas para lançar novos produtos e coleções, realizar liquidação no final da temporada, operar em feriados, e para outras diversas finalidades, que buscam atingir tanto quem passeia pelas ruas, quanto em galerias e outros lugares fechados como os shoppings.
Outra tendencia que vem sendo implementada no Brasil, são as lojas pop-ups, criadas para divulgar determinados produtos e campanhas, por período determinado. Com foco em vendas, são lojas temporárias e, que segundo Alberto Serrentino, sócio da consultoria GS&MD Gouvêa de Souza: “O objetivo é fazer a pessoa ir por acreditar que há algo a mais, que se ela não conhecer, visitar e usufruir, acaba logo.”
Pra isto, é importante observar alguns desafios:
- escolher a melhor localização, com a melhor concentração do público-alvo dos produtos que estão sendo oferecidos;
- encontrar locais com aluguel temporário, já que as Pop-Ups abrem e fecham em curto período;
- posicionar positivamente a marca, conforme a estratégia escolhida;
- associar à loja pop-up exposições artísticas e apresentações musicais, incentivando as práticas culturais e tornando o ambiente mais agradável;
- ser sustentável com um projeto a curto prazo;
- obter renda fácil, rápida e sem muitos riscos.
As lojas pop-ups refletem um modelo muito bom para validação do modelo de negócio de uma empresa que ainda está nascendo, pois ao iniciar com uma produção em pequena escala, o empreendedor verifica se existe ou não mercado para o seu produto, além de receber sugestões e feedbacks para melhoramento.
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Viviany Pfleger