Maior Rodada de Negócios Internacional do setor cervejeiro conecta empresas catarinenses a empresas estrangeiras

O evento é uma ação do Programa Go To Market 2021, iniciativa do Sebrae/SC e Fiesc

 Por meio do Programa Go to Market 2021, o Sebrae/SC promove Rodada de Negócios Internacional para o setor cervejeiro catarinense. O evento irá conectar empresas catarinenses a empresas estrangeiras e será promovido pela Father Gestão Internacional, em parceria com o Sebrae/SC e a Ablutec. O evento será realizado entre os dias 19 e 23 de julho, e permitirá que cervejarias catarinenses impulsionem seus negócios para o mercado exterior.

Ao todo são 18 cervejarias participantes do Programa Go To Market, sendo que 13 cervejarias irão participar da Rodada de Negócios Internacional contando com mais de 12 importadores, divididos entre quatro países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru. 

A rodada de negócios é uma das entregas do Programa Go To Market, que busca promover a internacionalização de pequenas empresas e será focado para auxiliar cervejarias catarinenses participantes do Programa que buscam ampliar seus negócios, com o objetivo de exportar os seus produtos para o mercado internacional e importar insumos para incorporar a sua produção. As empresas participantes também receberam subsídio para inscrição dos rótulos no Concurso e também para exposição no Festival Brasileiro de Cerveja.

Todas as cervejarias participantes do Programa Go To Market que irão participar da Rodada de Negócios Internacional, estão recebendo capacitação, para que elas entendam todos os processos de internacionalização e obtenham maior sucesso com os seus produtos nos novos mercados. 

“O Programa Go To Market é uma das apostas da Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC, que constantemente vem propondo ações efetivas para ampliar a área de atuação de micro e pequenas empresas catarinenses que desejam expandir seus negócios para fora do Brasil, bem como para aumentar a sua competitividade nacional. A rodada de negócios internacional voltada ao setor cervejeiro permite que eles possam dar esse grande passo, se sentindo preparados, confiantes e tendo segurança sobre os processos de internacionalização aprendidos durante a capacitação”, afirma o gerente de Internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti.

A cervejaria Kairós, situada em Florianópolis, nasceu a partir do sonho de três empreendedores e apreciadores de cervejas especiais, Ricardo Rosa, Alexandre Cássio e Claudio Luis Ebert. Em funcionamento há mais de quatro anos, a cervejaria é uma das empresas participantes do Programa Go To Market, e irá participar da Rodada de Negócios Internacional.

Segundo o sócio-proprietário Ricardo Rosa, a cervejaria sempre esteve muito focada na capital de Santa Catarina, baseando seu conceito na cultura, lendas, monumentos e arquitetura de Florianópolis, e quando surgiu a oportunidade de participar do Programa, eles decidiram abraçar. “Resolvemos participar do Programa Go To Market para entender um pouco como funciona o mercado externo e abrir portas para perspectivas futuras, em colocar nosso produto no mercado internacional e medir a aceitação lá no exterior. Achamos muito interessante essa iniciativa do Sebrae/SC”, conta o empresário.

A cervejaria Kairós, assim como outras participantes do Programa, recebe capacitação para compreender os processos no mercado internacional. “É um negócio totalmente novo para nós, mas é muito interessante que é muito mais próximo da realidade do que esperávamos. Não é inviável, e com conhecimento, uma boa assessoria e capacitações, como o Programa Go To Market tem oferecido, somos impulsionados, orientados e preparados para colocar nosso produto no mercado externo”, afirma Ricardo. 

Com mais de 20 estilos de cervejas lançados, o sócio-proprietário fala sobre a participação na Maior Rodada de Negócios Internacional. “Nossa expectativa para a Rodada de Negócios Internacional não é enviar grande quantidade para o mercado externo ainda, mas seria uma grande satisfação ver nossa cerveja em outros países e sentir a recepção e o reconhecimento da qualidade do nosso produto no mercado exterior”, conclui.

Setor Cervejeiro no Estado 

O Brasil é um dos países que mais consome bebidas alcoólicas, entre elas a cerveja, o vinho e os destilados, ficando somente atrás dos Estados Unidos, China e Japão. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a venda de bebidas alcoólicas subiu 93,9%, com 248,9 mil compras online realizadas entre fevereiro e maio de 2020. Com isso, neste período, o faturamento do setor cresceu 102,4%.

No país, cerca de 1.556 empresas produzem malte, cervejas e chopes, estando Santa Catarina no 4º lugar do ranking, representando 11,82%. 

Com o desenvolvimento do setor, há geração de oportunidades aos que desejam empreender na área.  Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC buscou identificar dados estratégicos sobre o mercado cervejeiro em Santa Catarina. Em 2017, Santa Catarina alcançou o 4º lugar no ranking nacional de cervejarias cadastradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representando 78 estabelecimentos cadastrados. A maioria das cervejarias pesquisadas, cerca de 72,73%, produzem a bebida em fábrica própria.

A maioria dos entrevistados (10,45%) possui e/ou trabalha em cervejarias na cidade de Blumenau, em seguida, aparecem as cidades de Florianópolis, Tubarão e Joinville, todas representando 7,46%. Os resultados demonstram que Blumenau, com a cultura alemã, é uma cidade de destaque no mercado cervejeiro, Além disso, sedia eventos como a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas. 

Congresso internacional da cerveja 2022

Blumenau sediará, em março de 2022, o primeiro Congresso Internacional da Cerveja (Conib), uma oportunidade internacional ao setor cervejeiro, para que os profissionais de vários países possam trocar conhecimento nas áreas de ciência e mercado. O evento será realizado no setor 4 do parque Vila Germânica, nos dias 7 e 8 de março, dois dias antes da abertura do Festival, do Concurso e da Feira Brasileira do setor. 

Sobre o Programa Go to Market

O Programa Go to Market, iniciativa do Sebrae/SC e Fiesc, procura estimular a corrente internacional dos micro e pequenos negócios, seja na importação ou na exportação, e desenvolver a competitividade das empresas de forma sustentável, aumentando a rentabilidade.

Ao se inscrever no programa, o empresário tem acesso a 03 (três) Testes de Maturidade, 01 (um) Plano de Ação. 01 (uma) Mentoria com a Gerência de Internacionalização e a participação em 30 encontros sobre a temática com especialistas, empresários e profissionais da área de internacionalização, 12 encontros voltados ao setor de Tecnologia/Startups, 04 encontros do setor Têxtil e 04 encontros do setor Cervejeiro.

O Programa tem duração de 01 (um) ano e encerra suas inscrições em Julho de 2021, para os empresários que têm interesse em participar devem fazer a inscrição no http://sebrae.sc/scmaisglobal.

Compartilhe essa notícia:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias