Na última sexta-feira (25), mais de 100 mulheres negras e aliadas participaram do evento “Celebrar para Avançar” Mulheres Negras nos Negócios, realizado no Impact Hub, dentro da ACATE Primavera, em Florianópolis. A ação marcou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, e teve como foco o reconhecimento da trajetória e da força política, social e institucional das mulheres negras da cidade.
A realização foi assinada pelo projeto Morro do Silício, em conjunto com o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Florianópolis, e contou com apoio do Sebrae Delas, Impact Black, Casa Alto da Lagoa, além da iniciativa Negócios do Futuro.
A noite teve início com recepção ao som de saxofone ao vivo com o trio Os Betos, e seguiu com uma programação composta por falas institucionais, letramento racial e um painel com mulheres negras do serviço público e de áreas estratégicas de gestão.
A condução foi feita por Cleuse Soares, comunicadora, idealizadora do Morro do Silício e ativista da inclusão racial e de gênero. Cleuse também liderou o momento de letramento com a fala “Oportunidades que a inclusão gera”, destacando como políticas de equidade racial podem impulsionar inovação, participação e desenvolvimento.
Entre as painelistas estiveram nomes como Walérya Carriço, Francis Tourinho, Aline da Costa Araújo e Dra. Sabrina Aroucha, com mediação de Jéssica Rodrigues. As convidadas compartilharam suas vivências e reflexões sobre o papel das mulheres negras em posições de liderança, enfrentamento ao racismo institucional e construção de trajetórias dentro do setor público.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem feita à Dona Eroni, madrinha de Cleuse Soares, em nome de sua mãe (in memoriam), simbolizando o papel das mulheres que abriram caminhos para que novas gerações hoje ocupem espaços de poder e decisão.
“Foi um evento pensado com muito cuidado, por mulheres negras e para mulheres negras. A entrega foi acima do esperado, tanto na participação quanto no simbolismo. Fizemos história porque estivemos juntas — e o que vem a partir disso é potente e transformador”, afirmou Cleuse.
O evento encerrou com um coquetel coletivo e brinde de celebração. A organização também anunciou a proposta de realizar encontros mensais até dezembro, com foco no fortalecimento das redes de mulheres negras e a criação de mais espaços de protagonismo.
Para mais informações ou futuras parcerias, o contato é:
📧 contatomorrodosiliciofpolis@gmail.com
📱 Instagram: @morrodosiliciofpolis