Presença online ganha relevância em meio à crise do coronavírus

Sondagem da HostGator mostra que, mesmo já tendo um site, empreendedores têm o desafio de atrair clientes. Para ajudá-los a prosperar na internet, multinacional lançou a plataforma de cursos gratuitos Collabplay

Em poucas semanas, a pandemia de coronavírus estabeleceu novos padrões para os negócios. Ter uma presença online forte é cada vez mais importante – e criar um site é apenas o primeiro passo para isso. Essa foi uma das razões que levaram a HostGator a lançar o Collabplay, uma plataforma de cursos online sobre tecnologia, negócios, marketing e design voltados para quem quer empreender na internet. Os treinamentos são gratuitos e destinados tanto para pessoas que desejam iniciar um novo negócio quanto para quem já tem um e busca aumentar as oportunidades comerciais.

“A necessidade de isolamento social deixou muitos empreendedores sem chão de um dia para o outro. Muitos tinham operações totalmente baseadas na presença física, e por isso sofreram fortemente”, diz Ricardo Melo, Gerente de Marketing da HostGator. Uma sondagem realizada pela empresa em abril, com cerca de 2.500 participantes entre pequenos negócios e empreendedores em geral, apontou que 87,7% sentiram impacto nas vendas desde a eclosão da crise da Covid-19 – sendo que para 66,7% houve muito impacto.

Outro aspecto evidenciado pelo levantamento é que, em certos casos,  mesmo quem já tinha algum grau de presença online também acabou sendo afetado pela queda generalizada da atividade econômica. Isso porque, dos participantes, a maior parte – 65% – responderam que já vendiam ou faziam negócios pela internet. Outros 35% afirmaram que não.

“Se uma loja física tem um desempenho melhor quando está em uma rua movimentada, um negócio digital, da mesma forma, também prospera quando consegue atrair tráfego”, diz Melo. O grande desafio para empreender na internet é encontrar maneiras de informar ao público-alvo que a empresa existe e pode oferecer os produtos ou serviços que ele está buscando. No atual momento, o principal problema enfrentado por 60% dos participantes da sondagem da HostGator é exatamente a falta de clientes, que fez a demanda pelos seus serviços cair. Além disso, 43% afirmam que já possuem um site e que, agora, o desafio é atrair clientes.

Diante desse cenário, um dos cursos já disponíveis na plataforma Collabplay – Boas práticas para expandir seu negócio na internet – está focado em ensinar os empreendedores a utilizar ferramentas como WhatsApp Business, Google Meu Negócio, Trip Advisor e Criador de Sites para alavancar seus negócios. “O Google recebe cerca de 6,5 bilhões de buscas diariamente. Nesse meio, estão pessoas buscando por serviços, soluções e produtos como os que você oferece. Por isso, é preciso dedicar um esforço para que sua empresa seja encontrada na internet”, diz Ricardo Melo.

Sobre

A HostGator, provedora mundial de hospedagem de sites e serviços para presença online, foi fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos. Conta com um escritório no Brasil, em Florianópolis (SC), há mais de dez anos. Inserida no Grupo Internacional Endurance, a empresa tem forte atuação na América Latina, EUA, Índia, entre outros.

Compartilhe essa notícia:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias