As ações devem beneficiar os pequenos negócios da cadeia de valor do turismo da região da grande Florianópolis e o município, com o aumento do desenvolvimento econômico
O Projeto Destinos Turísticos Inteligentes da Grande Florianópolis, promovido pelo Sebrae/SC e a prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, teve início no mês de agosto e vai até dezembro de 2021, com o objetivo de elevar a competitividade dos pequenos negócios do setor de turismo da região.
As principais ações do projeto visam o uso de tecnologias e inovação para aumentar a competitividade do destino turístico da capital catarinense, transformando-o em um destino turístico inteligente, utilizando dados gerados pelos próprios turistas para ações mais assertivas, promovendo um modelo de desenvolvimento baseado na modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
“O projeto colabora para o desenvolvimento turístico, com estruturação sólida, a partir de indicadores contemporâneos. Ainda há a qualificação dos atrativos, fortalecendo experiências autênticas e trazendo novas possibilidades de produtos turísticos, como os relacionados ao turismo de base comunitária e o turismo de cinema, por meio do Floripa Film Commission – especialmente com ênfase em produto e na integração entre os atores da cadeia do setor turístico”, afirma Vinicius de Lucca Filho, Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis.
Entre as ações estão a utilização de tecnologias e inovação para aumentar a competitividade dos pequenos negócios, formatação de produtos personalizados e agregação de valor aos visitantes. Os beneficiários do projeto serão os pequenos negócios da cadeia de valor do turismo da região da grande Florianópolis, e, consequentemente, o município, com o aumento do desenvolvimento econômico da cidade.
“O projeto está estruturado na transformação de um destino tradicional, para um destino turístico inteligente, que deve ser contínuo e baseado em pilares sólidos, sendo capaz de promover a inovação social em benefício da comunidade, gerar inteligência de mercado a partir das ações trabalhadas no projeto e fazer com que a inovação chegue aos pequenos empreendedores catarinenses”, afirma Wanderley Andrade, gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis.
As ações estão distribuídas em três pilares estratégicos, como a implementação de tecnologias e inovação para tornar Florianópolis um destino turístico inteligente, o desenvolvimento de novos produtos turísticos alinhados às tendências do comportamento do viajante 4.0 – mais exigente e digitalizado -, e a promoção do destino turístico.