Yungas lança módulo que permite realizar à distância treinamentos de equipes de grandes redes de franquias

Nova funcionalidade foi desenvolvida a partir de uma demanda de um cliente, e, em seguida, passou a estar disponível para outras empresas que desejarem fazer um upgrade no uso da plataforma

A Yungas, empresa de tecnologia especializada na comunicação e gestão de grandes redes de franquias, incorporou uma nova funcionalidade em sua plataforma: o módulo de treinamento, que permite com que as franqueadoras disponibilizem cursos e capacitações para franqueados e colaboradores da rede. Lançado em abril, o módulo foi desenvolvido a partir da necessidade de um cliente, que decidiu investir na nova funcionalidade. Agora, a ferramenta também está disponível para outras empresas que utilizam a Yungas e que optaram por fazer um upgrade e disponibilizar o novo módulo para seus franqueados. Mais de 50 cursos já foram cadastrados em menos de 15 dias.

O módulo é composto por três principais frentes: o cadastro do curso; a visualização das aulas e testes por parte dos alunos; e a geração de estatísticas de engajamento. No momento do cadastro, é possível restringir a visualização de cada treinamento; de acordo com segmentações de franquias, regiões geográficas, porte, e até mesmo conforme o perfil dos colaboradores – as capacitações podem ser destinadas exclusivamente a gerentes de franquias, por exemplo, ou a atendentes, vendedores, etc.

Marcos Salles, COO e co-fundador da Yungas, diz ainda que avaliações (se for o caso, com pesos diferentes) podem ser adicionadas ao curso, assim como materiais de apoio em vídeo, ou em formato pdf. Ao navegar, o aluno consegue utilizar filtros para verificar o que está em andamento, ou quais cursos disponíveis já foram concluídos. Ele só avança para a próxima etapa ao atingir a nota mínima exigida no estágio atual; e, ao concluir o treinamento, só é certificado se alcançar a nota mínima estabelecida pela franqueadora para a avaliação final. A franqueadora também pode decidir, via Yungas, quantas vezes o usuário pode refazer o curso.

“Todas as interações dos alunos vão gerando estatísticas: a rede consegue acompanhar quais usuários estão assistindo às aulas, quanto do treinamento cada um deles já concluiu, quais foram as notas, ou até mesmo quem ainda nem começou”, explica Marcos. “O mais importante é a economia de recursos que a franqueadora tem ao gravar e compartilhar vídeos prontos com os novos franqueados. Evita muito retrabalho, além de ajudar a nivelar o conhecimento transmitido para quem acabou de ingressar na rede.”

O recurso é também uma resposta às demandas de empresas que, desde o início da pandemia de covid-19, incorporaram a realização online de diversas rotinas e processos – adotando, inclusive, técnicas típicas do ensino à distância. No início deste ano, a Yungas já havia lançado outra funcionalidade que levou para o digital um processo antes presencial: o checklist de vistorias. “Mesmo com os lockdowns e as restrições a viagens no auge da pandemia, as unidades precisavam continuar sendo vistoriadas, e muitas redes estavam com esses processos totalmente parados”, explica Izabella Carminatti, responsável por contas estratégicas da Yungas. “Então disponibilizamos uma maneira de fazer isso sem visitas presenciais: implantamos o processo de forma digital, e muitas redes pararam de fazer as visitas em campo, tornando o autochecklist um preenchimento obrigatório na rotina do franqueado.”

Sobre a Yungas

A Yungas foi fundada em 2018, com o objetivo de atender às necessidades específicas das grandes redes de franquias, com mais de 100 unidades cada. Presente em todo o território nacional e também em Portugal, a startup oferece uma tecnologia completa de gestão, facilitando a comunicação, auditorias, treinamentos, e centralizando diversos processos em um mesmo sistema. Mais de cinco mil unidades de franquias já utilizam a plataforma, que foi investida pelo Grupo SMZTO no último mês de dezembro.

O CEO e co-fundador Guilherme Reitz destaca que o principal diferencial da Yungas é trabalhar com o conceito de projetos estratégicos voltados a resultados: a retail tech tem a única plataforma do mercado com foco no programa de excelência, ferramenta que acompanha a jornada e métricas consolidadas dos franqueados, alinhando unidades e franqueadores quanto aos indicadores mais relevantes para cada negócio. A empresa usa a metodologia Customer Success e, por meio do sistema Health Score, analisa pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização; apontando preventivamente quais franqueados estão em risco e quais representam oportunidades de crescimento.

Depois de dobrar o número de franquias ativas em 2021, a Yungas vai investir R$ 2 milhões em produto até dezembro deste ano, com a meta de se consolidar como a plataforma de comunicação e gestão número um entre as grandes redes de franquias brasileiras. O investimento – em tecnologia, ferramentas, pesquisa e desenvolvimento, além da contratação de novos colaboradores – é parte da estratégia da empresa para chegar a dez mil unidades atendidas até o final do ano. Para 2023, a meta é atingir pelo menos 30 mil franquias.

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