Dia do consumidor: Aprenda cinco maneiras de cuidar bem do seu cliente

Neste 15 de março, o varejo volta sua atenção para os consumidores e é lembrado de que um bom atendimento vale ouro

Em 15 de março, as empresas brasileiras comemoram uma das datas mais importantes para manter seu negócio de pé: o Dia do Consumidor. Por mais que não seja tão conhecida como Black Friday, que acontece no final de novembro, pesquisas já mostram que o interesse da população pela época está aumentando cada vez mais. E, em meio à crise econômica causada pela pandemia e a concorrência cada vez mais acirrada entre os canais de venda físico e digital, atender bem o cliente virou obrigação número um das empresas.

Segundo pesquisa de intenção de compra feita pela Social Miner e pela Opinion Box, em 2019, apenas 46,9% das pessoas conheciam a data comemorativa. Em 2020, esse número subiu para 64,1% — e só tende a aumentar nos próximos anos. E o que deve crescer também é o número de usuários comprando durante esse período. Esse mesmo levantamento indica que, em 2019, o volume de vendas no dia 15 de março foi 76,53% maior do que a média dos demais dias do primeiro trimestre.

Junto a isso, de acordo com a análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de varejo vem crescendo — no varejo ampliado, fechou com crescimento de 4,6% em 2019 e 5,3% em 2020. Mesmo assim, a expectativa, segundo economistas da CNC, é de que o setor supere plenamente a crise somente este ano.

Para lembrar os pequenos e médios empreendedores sobre a importância de cuidar bem do cliente na hora de vender um produto ou serviço, Wagner Muller, CEO da Compufour Zuchetti, desenvolvedora de sistemas de gestão para micro e pequenos empreendedores — que atende alguns deles há mais de 24 anos —, dá dicas de como manter a fidelidade do seu público durantes décadas:

Conheça a necessidade dos clientes

Não é preciso de uma solução perfeita para começar o processo de venda. Se você atende uma demanda ou resolve um problema real, seus primeiros clientes não vão se importar com erros e bugs iniciais. Por outro lado, ouvir os feedback dos usuários fará com que você melhore seu produto, valide suas demandas e, consequentemente, atraia pessoas e experiências de valor.

Invista em ferramentas de gestão

Há diversas tecnologias disponíveis no mercado que podem tornar a comunicação com o cliente mais fluída e os processos mais rápidos, como sistemas de gestão, que atendem até micro a pequenos empreendedores — segmento que tende a recorrer aos métodos de gerenciamento mais simples, mas que é um dos mais impactados por eles. Não é possível falar em agilizar processos do dia a dia e melhorar a qualidade do atendimento sem aderir à transformação digital. Quanto menor o negócio,  mais importante é o controle das áreas para sua sobrevivência.

Foque na satisfação do cliente

A satisfação dos consumidores está atrelada a diversos fatores, desde o primeiro momento de contato até a disponibilidade e qualidade de atendimento oferecidos posteriormente à compra. Por isso, é importante que todo negócio mantenha mais de um canal de reclamação, tanto presencialmente como a distância. É preciso que os clientes se sintam à vontade para relatar suas experiências negativas — o que minimiza emoções mais fortes e permite que a empresa melhore seu sistema e cresça de forma positiva.

Qualifique sua equipe

Conhecer as informações e detalhes do produto que está sendo vendido é essencial para que o cliente se sinta satisfeito e volte a fazer negócio com você — já que sabe que terá suas demandas atendidas e confiará na capacidade da empresa. Desde o atendente de caixa ao supervisor da equipe, todos os envolvidos devem ser experts sobre o que está sendo vendido. Caso seu produto seja digital, outro ponto importante é garantir que todos saibam trabalhar adequadamente nele.

Valorize e se aproxime dos clientes

Com alguns clientes presentes desde 1997, a Compufour Zuchetti mantém alguns rituais de celebração das parcerias que consolida, como ações de encantamento durante todo o ano, inclusive no Dia do Consumidor. Além de ter tempo para ouvir o cliente, é importante prestar atenção a eles também — mostrando que os valoriza e que os reconhece como fundamentais no processo de crescimento do negócio. Quanto mais acessível você estiver a eles, mais tempo você os terá como parceiros.

Sobre a Compufour

A Compufour Zucchetti é uma empresa fundada em 1995 e especializada no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento para micro e pequenos empreendedores de todo o Brasil. Suas soluções compreendem desde  softwares específicos para comércio e prestadores de serviços, até produtos com funcionalidades para MEIs e e-commerce. Com seus sistemas distribuídos por mais de 1,7 mil revendedores, atende aproximadamente 40 mil empresas, sendo a maioria de cidades do interior. Entre os principais segmentos estão vestuário, minimercados, autopeças e materiais de construção. 

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