Planejamento e presença digital são cruciais para os que buscam mais autonomia profissional
A maneira como os brasileiros trabalham está passando por fortes mudanças. Esse movimento, impulsionado pela pandemia de Covid-19, fica evidente nos números oficiais. O país alcançou um recorde de trabalhadores por conta própria em 2020, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE . Esse grupo somava 25 milhões de pessoas no final do terceiro trimestre.
Para muita gente, fazer essa mudança já era um desejo: ter o próprio negócio é um dos principais sonhos da população brasileira, à frente de construir uma carreira em uma empresa ou no serviço público, segundo o levantamento GEM/2018 realizado pelo Sebrae. Mas como realizar essa transição com sucesso em 2021?
Abrir um negócio e se tornar o próprio chefe requer preparação, disciplina e uma análise sincera de perfil. “É importante que o planejamento defina com clareza onde se pretende chegar, qual será a forma de atuação e de que modo essa virada profissional irá ocupar também o ambiente digital”, diz Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites. Isso porque, segundo o Portal do Empreendedor, 15% dos microempreendedores individuais (MEIs) atuam principalmente pela internet, uma tendência reforçada em 2020. Confira cinco dicas de Melo para começar ainda nesse ano:
- Planeje cada passo
Entender a importância de um bom planejamento é fundamental para quem deseja empreender e esse hábito deve estar presente desde o início. Antes de sair do atual emprego ou investir todas as economias no novo negócio, é preciso ter uma visão ampla e traçar objetivos. Identificar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais – o chamado modelo SMART – ajudará a construir um planejamento estratégico eficaz.
- Pesquise sobre o mercado
Buscar diferenciais da concorrência, oferecer soluções melhores, preços mais atrativos e compreender os rumos da área em que pretende atuar somente é possível com estudo. “Ao definir o nicho de mercado no qual seu negócio estará inserido busque saber qual a média de retorno sobre investimento, oportunidades de parceria, pesquisa de mercado e quais produtos que mais têm aderência com o público”, sugere Melo. É importante avaliar ainda quais os pontos fortes e fracos dos produtos que planeja oferecer, além de identificar o potencial do nicho escolhido para assegurar que exista equilíbrio entre demanda dos consumidores e competição do mercado.
- Analise as tendências de mercado
Ter o olhar atento às tendências do mercado pode contribuir para definir os novos rumos da carreira profissional. O e-commerce, por exemplo, teve o maior crescimento dos últimos 20 anos no primeiro semestre de 2020, com 47%, e se tornou uma estratégia importante para quem, além de trabalhar por conta própria, deseja também abrir um novo negócio. “Quem sabe pouco dessa área deve buscar conhecimento o quanto antes”, diz Melo. Alguns cursos gratuitos envolvendo vendas online estão disponíveis no Collabplay, plataforma de educação criada pela HostGator no ano passado e voltada para quem quer empreender na internet.
- Torne sua marca reconhecida pelo público
Todo o esforço de planejamento e estruturação para a criação do próprio negócio somente farão sentido se forem reconhecidos pelo público. Ou seja, é preciso dedicar tempo e atenção para planejar a divulgação dos serviços ou produtos. “Reúna os principais trabalhos desenvolvidos, currículo ou certificações e informações de contato e monte um portfólio atraente”, sugere Melo. É possível divulgar esse material de maneira assertiva para o público de interesse com campanhas no Google a partir de R$ 20.
- Registre um domínio
Ocupar o espaço virtual com o serviço que pretende oferecer é crucial para as estratégias de divulgação, pois é nesse espaço que as pessoas poderão saber mais sobre os produtos, como entrar em contato e, se for o caso, até mesmo finalizar a compra. “Verifique se o domínio que está pensando em utilizar está disponível e escolha a empresa que realizará a hospedagem do site. Considere o melhor custo-benefício e planos que se adequem ao crescimento do seu negócio”, diz Melo.
Sobre a HostGator
A HostGator, provedora mundial de hospedagem de sites e serviços para presença online, foi fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos. Conta com um escritório no Brasil, em Florianópolis (SC), há mais de dez anos. Inserida no Grupo Internacional Endurance, a empresa tem forte atuação na América Latina, EUA, Índia, China e Rússia.